GeralPolítica

Zé FIlho confirma novos nomes para primeiro escalão; veja lista completa

 secretass-300x250eO governador Zé Filho (PMDB) passou o final de semana negociando com os partidos aliados a indicação dos nomes que irão compor seu secretariado. Zé Filho chegou a definição sobre pastas importantes, que ainda estavam em disputa por partidos, como a Educação, que ficou mesmo para o jovem advogado Alano Dourado.

Neste final de semana, ele também já acertou com o prefeito Firmino Filho (PSDB), sobre qual será a participação do PSDB no governo. Os tucanos ficaram com a SASC-Secretaria de Assistência Social e a secretaria de Cidades. O PMDB, partido de Zé Filho, tentou indicar o nome da deputada Ana Paula para a SASC.

Mas os peeemedebistas não ficaram sem as devidas indicações. A novidade surge aí: a deputada estadual Ana Paula (PMDB) vai para a secretaria estadual de Justiça. Zé Filho, aliás, se reuniu com alguns deles na manhã desta segunda-feira (07/04). Um deles: Castro Neto (PMDB), filho do pré-candidato a governador Marcelo Castro (PMDB). Continua na secretaria de Infraestrutura.

REUNIÃO A PORTAS FECHADAS

Zé Filho passou a manhã em reunião a portas fechadas. Com ele o secretário de Governo Freitas Neto (PSDB) e o de articulação Luís Coelho (PMDB). A imprensa passa a manhã o aguardando.

CONHEÇA OS SECRETÁRIOS JÁ EMPOSSADOS:

Secretaria de Governo – Freitas Neto (PSDB)

freitas-neto-1

Indicação: Apesar de ser tucano, a indicação de Freitas Neto não entra na cota do partido. A indicação do ex-senador é da cota pessoal de Zé Filho.

Freitas Neto é considerado um dos homens fortes no governo de Zé Filho. Ele irá assumir a secretaria mais próxima do governador. O tucano é considerado um dos homens mais influentes do estado. Em 1990 foi eleito governador do Piauí. Em 1994 foi eleito senador. Em 1998 foi nomeado ministro Extraordinário das Reformas Institucionais no governo do ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso.

Secretário de Administração: João Henrique Sousa (PMDB)

290x218cccccce5269790e62ae63839ba7e1c1357440

Indicação: cota pessoal de Zé Filho.

É considerado aliado de primeira linha do governador Zé Filho. A relação dos dois vem desde a FIEPI- Federação das Indústrias do Piauí. João Henrique é advogado, ex-ministro e já exerceu três mandatos de deputado federal pelo Piauí. Ao final do segundo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, assumiu o posto de Ministro dos Transportes.

Secretário de Fazenda: Mário Lacerda

marcio-lacerda-superintendente-do-sebrae-no-piaui-154503

Indicação: Ele é casado com uma irmã do governador e entra na cota pessoal de Zé Filho

O homem responsável por cuidar das finanças do estado é cunhado do governador. Mário Lacerda é diretor superintendente da Diretoria Executiva do Sebrae-PI. Natural de Recife, Pernambuco, ele é advogado e ocupou o cargo de diretor técnico do Sebrae no Piauí nos biênios de 2007/2008 e 2009/2010.

Secretaria de Planejamento: Felipe Mendes

felipe-123

Indicação: cota pessoal de Zé Filho

Apesar de ser ligado ao PP do senador Ciro Nogueira, Felipe Mendes é amigo de Zé Filho e participou da equipe de transição do governo montada pelo vice. Felipe Mendes é economista e foi eleito deputado federal duas vezes. Ele foi vice-governador do estado em 2001 a 2003 durante a administração de Hugo Napoleão.

Secretário de Comunicação: Tony Trindade

4c5e03cf0024ca4cd1f178f95b437b29

Indicação: cota pessoal de Zé Filho

O jornalista e publicitário foi diretor da Antena 10. Ele participou da campanha de diversos políticos no Estado, entre eles o pai do governador, Antônio José Moraes Sousa, e da esposa de Zé Filho, a deputada Juliana Moraes Sousa, na eleição de 2010. A indicação de Tony é vista como uma dívida de gratidão em retribuição ao apoio do jornalista ao peemedebista.

CONHEÇA OS SECRETÁRIOS JÁ ACERTADOS:

Secretario de Educação: Alano Dourado

foto20144110398

Indicação: cota pessoal de Zé Filho

A indicação do jovem advogado é uma das mais polêmicas realizadas por Zé Filho (PMDB). O governador travou uma verdadeira batalha com o PSB de Wilson Martins, que queria indicar um substituto para Átila Lira. Mesmo contrariando os aliados, Zé Filho manteve a indicação do advogado de 30 anos. Apesar de jovem, ele é concursado da secretaria de Fazenda há mais de 10 anos. Atua nas áreas de direito eleitoral e tributário e não teria ligação política com nenhum partido político.

Secretaria de Saúde: Mirócles Veras

download-294

Indicação: Ele é ligado ao PSB do governador Wilson Martins, mas entra na cota pessoal de Zé Filho.

O ex-deputado Mirocles Veras é de Parnaíba e amigo do vice-governador. Em 2010, ele foi nomeado, pelo governador Wilson Martins (PSB), coordenador do PAC-Programa de aceleração do Crescimento. Em seguida, ele assumiu a direção da Companhia Administradora da ZEP- Zona de Exportações e Processamentos de Parnaíba.

Secretaria de Assistência Social – SASC: George Mendes

gergeme

Indicação: Indicação do PSDB, em especial do prefeito Firmino Filho

A pasta tem sido motivo de disputa acirrada entre o PSDB e o PMDB, mas deverá ficar mesmo com os tucanos. O PMDB tentou emplacar o nome da deputada Ana Paula (PMDB), que não concorrerá a reeleição, mas parece ter perdido a disputa com o prefeito Firmino Filho (PSDB), que não abriu mão do partido indicar um nome para a vaga.

Departamento Estadual de Trânsito-Detran: Edvaldo Marques

download-1-103

Indicação: É PSB, em especial do ex-governador Wilson Martins

O vereador é amigo pessoal de Zé Filho da época em que atuou na polícia de Parnaíba. Edvaldo é vereador pela segunda vez e foi líder do prefeito Firmino Filho na Câmara de Vereadores, até o primeiro semestre de 2013, quando pediu para deixar o cargo motivado por problemas de saúde da esposa que tem câncer. Com a licença de Edvaldo, deve assumir a vaga na Câmara de Teresina, o suplente de vereador Caio Bucar.

Secretaria de Trabalho: Warton Santos

warton-2

Indicação: É do PMDB; Warton deixa a Assembleia Legislativa

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Warton Santos (PMDB), deve permanecer no governo de Zé Filho, mas agora a frente da secretaria de Trabalho. Warton não irá concorrer à reeleição para eleger o filho Pablo Santos ao cargo de deputado estadual.

Secretaria de Infraestrutura: Castro Neto

castro-neto

Indicação: É do PSB, em especial do deputado e pré-candidato Marcelo Castro

Ele será mantido no cargo. Ele iria concorrer à vaga de deputado estadual, mas foi obrigado a adiar os planos após o pai, deputado Marcelo Castro (PMDB), se lançar pré-candidato ao Governo do Estado. Por pressão dos aliados, Marcelo não irá candidatar o filho e terá que dividir os votos com PMDB e PSDB.

Fundação de Esportes do Piauí- Fundespi: André Neves

dsc06081-3

Indicação: cota pessoal de Zé Filho

Mais um nome jovem compondo a equipe de Zé Filho. André Neves é advogado. Eleito vereador do município de Parnaíba na eleição de 2012.

Secretaria de Cidades: Renato Berger

dst-1342180504

Indicação: Seria do PSDB

Atualmente Renato Beger é presidente da Prodater – Empresa Teresinense de Processamento de dados. Ele é indicação do prefeito Firmino Filho. Renato foi eleito vereador de Teresina por duas vezes e ficou na suplência na eleição de 2012.

SECRETARIAS ACERTADAS NESTA SEGUNDA-FEIRA:

Segurança: Luís Carlos, sugerido por Robert Rios;

Defesa Civil: Tapety Neto, indicação do PMDB;

Desenvolvimento Rural: Raimundo José Mendes, indicação do PSB;

Justiça: Ana Paula, indicação do PMDB;

Meio Ambiente-Semar: Demóclito Barreto, indicação do PCdoB;

Iapep: Flávio Nogueira, indicação do PDT;

Desenvolvimento Econômico: Patricia Freitas, pela Associação Industrial

Transporte: Avelino Neiva

Comandante da PM: Coronel Lídio Rodrigues Filho

SECRETARIAS E ÓRGÃOS AINDA SEM UMA DEFINIÇÃO:

Secretaria de Turismo

Por: Lídia Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo