CidadesGeral

Vereadora propõe o fim do voto secreto na Câmara de Batalha

VereadoraA vereadora Shammaria Maria (PR) do município de Batalha está encabeçando um projeto de lei que institui o fim do voto secreto nas votações da Câmara.

O projeto foi assinado também pelos vereadores Neném Celedone (PMDB) e Neto Machado (PTB).

A proposta de emenda que modifica o Regimento Interno da Câmara foi apresentada na sessão ordinária que aconteceu na última sexta-feira (06) e foi encaminhado para apreciação das Comissões do Poder Legislativo.

Se a proposta for aprovada e sancionada pelo presidente da Câmara Municipal, Clayson Amaral, o voto será aberto e público nas votações para a eleição da Mesa Diretora da Câmara, nas deliberações sobre o veto, nas deliberações sobre perda de mandato de vereador e prefeito e na eleição da Comissão representativa da Câmara.

Para Shammara, o projeto pretende promover alterações no Regimento Interno a fim de tornar transparentes as votações na Câmara de Batalha.

“O Regimento Interno prevê cinco possibilidades de votação secreta. Nos dias de hoje não há mais sentido no voto secreto dentro do Parlamento. Isto se justifica na época da ditadura quando mandatos eram cassados sob o menor pretexto”, justificou a parlamentar.

A vereadora disse ainda que os representantes do povo devem prestar contas de todos os seus atos aos eleitores e à opinião pública, e o voto em aberto garante esta prestação.

Com informações do Folha de Batalha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo