EducaçãoGeral

Qualifica Piauí chega à Penitenciária Feminina para capacitar 81 detentas

3521840f0f_mediaCom o objetivo de ofertar uma nova oportunidade aos internos e egressos do sistema prisional do Piauí, o Governo do Estado, por meio da parceria entre a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e Secretaria da Justiça (Sejus), leva qualificação sócio-profissional a este público. A capacitação chega às penitenciárias por meio do programa Qualifica Piauí, que oferece cursos gratuitos em caminhões itinerantes.

7332f5ac4f_mediaDepois de qualificar quase 50 internos da Colônia Agrícola Major César, o programa chega à Penitenciária Feminina de Teresina para capacitar 81 detentas nas áreas de Embelezamento e Corte e Costura. A aula inaugural dos cursos foi realizada nesta quarta-feira (29) e emocionou as novas alunas e autoridades que estavam presentes.

“Espero que todas saibam valorizar e aproveitar ao máximo a qualificação para que possam levar uma nova vida, pois a do crime não compensa”, destacou a interna T.K, que se encontra há 10 meses no sistema prisional.

Durante o evento, a diretora de Qualificação da Setre, Carla Soares, que representou o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo

Isaías, fez uma breve explanação sobre o Qualifica Piauí e incentivou as alunas.

“O grande número de ex-detentos que voltam a praticar algum crime deve-se justamente ao fato de que essas pessoas não possuem espaço no mercado de trabalho. O programa vem para quebrar esse bloqueio e diminuir os índices de violência com a oferta de oportunidades”, destacou.

78530ec932_mediaNa ocasião, o secretário da Justiça, Daniel Oliveira, enfatizou a importância da qualificação profissional para uma nova etapa na vida das internas.

“Essa é uma chance que deve ser agarrada com unhas e dentes, pois ao final serão vocês as maiores beneficiadas e que estarão com o certificado em mãos, prontas para trabalhar e gerar a sua renda. Acreditem que quando começamos a sonhar e ter fé, as coisas passam a dar certo, mas é preciso esforço e vontade de mudar”, ressaltou o gestor.

O Qualifica Piauí, programa desenvolvido pela Setre, foi retomado no governo Wellington Dias e pela primeira vez capacita o público das penitenciárias. Nas unidades móveis, onde os cursos são ministrados, os alunos contam com toda a estrutura necessária para a realização de atividades práticas e teóricas que os proporcionará a chance de ingressar no mercado de trabalho, gerar a sua própria renda e aumentar a qualidade de vida.

CCOM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo