Geral

Projovem Trabalhador é oficialmente lançado

JovensFoi oficialmente lançado na noite da última  terça-feira (2) o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, programa do governo do Estado, realizado pela Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (SETRE) em parceria com a Fundação de Apoio Tecnológico do Piauí (FUNATEC), que atuará em 85 municípios, levando qualificação sócio profissional a 8.500 jovens.

A solenidade de lançamento, que ocorreu no Teatro 4 de Setembro, contou com a presença de autoridades locais e estaduais, alunos, instrutores e toda a equipe do programa. Desta vez realizada na capital, a aula inaugural foi palco de muita animação e entusiasmo pelo início do projeto que ofertará muitas oportunidades aos participantes. Na ocasião, foram entregues os kits Projovem aos alunos.

O Projovem Trabalhador atende a jovens entre 18 e 29 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou ensino médio e que estejam em situação de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho. O objetivo do programa é promover a criação de oportunidade de trabalho, emprego e renda para esses jovens por meio da qualificação sócio profissional com vistas na inserção das atividades produtivas.

Na bancada do evento, ocuparam os assentos, o Governador do Estado, Wilson Martins, a secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, o Deputado Estadual, Wilson Brandão, a Coordenadora Estadual do Projovem Trabalhador, Janaínna Portela, o Deputado Francisco Ramos, o Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, Ismar Marques, a representante da FUNATEC, Teresa Amélia, a Diretora de Qualificação na Setre, Marilene Aguiar e ainda, representando todos os alunos, o jovem Fabiano Brito.

À frente da bancada, o governador Wilson Martins agradece a todos pela presença e se põe a disposição para que as expectativas possam ser alcançadas.

“É com grande alegria que lançamos este projeto em 2013. Um belo trabalho feito por Larissa Maia, que é apaixonada pelo ProJovem. É uma oportunidade de integrar os jovens no mercado de trabalho logo cedo e com uma área definida. Agarrem esta oportunidade”, diz aos alunos.

A secretária de Trabalho Larissa Maia também vai à frente da bancada e na oportunidade, incentiva os alunos para que possam dar o melhor de si, colhendo futuramente os bons frutos dos esforços.

“Daremos todas as ferramentas para que vocês possam trilhar uma vida linda, mas serão vocês que irão decidir o final dessa história. Portanto, honrem com a oportunidade que agora lhes é oferecida e saibam aproveitá-la da melhor forma”, ressalta.

A solenidade contou ainda com o depoimento do aluno Fabiano Brito, que já assiste às aulas do Projovem Trabalhador e repassa uma lição de vida aos presentes.

“Eu provavelmente estaria envolvido com drogas se não houvesse optado por participar do programa. Às vezes penso em desistir, mas logo junto forças porque sei que meu esforço valerá a pena. É ele que vai me fazer ser alguém no mundo. Eu não desisto e curto Projovem”, finaliza o rapaz.

Só em Teresina, 300 alunos estão matriculados. A duração dos cursos é de seis meses, período em que são executadas as 350 horas de capacitação, sendo 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional. Durante esse período, além do curso, os alunos têm direito a lanche gratuito e bolsa-auxílio de R$ 100,00/mês.

Por Lorenna Costa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo