Geral

Prefeitura de Esperantina adere ao Programa Sesi Cozinha Brasil

17-5-2012-12-23-25SESI cozinha brasil - CópiaO município de Esperantina vai receber nos dias: 30/31 de julho e 01/02 de Agosto, o Programa Sesi Cozinha Brasil. A atividade é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF). As inscrições para os cursos serão realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde do município.

No decorrer do curso são transmitidos conhecimentos de educação alimentar utilizando uma linguagem acessível, onde são repassadas noções básicas de nutrição, técnicas culinárias e cuidados na manipulação de alimentos. As técnicas mais conhecidas são as de aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais.

Os cursos serão realizados em uma unidade móvel, dotada de cozinha didática. Os participantes têm aulas teóricas e práticas, ministradas por nutricionistas.

O programa Sesi Cozinha Brasil oferece dois tipos de cursos: Curso de Educação Alimentar (carga horária de 10 horas) que é destinado à população em geral, a partir de 16 anos, ambos os sexos, sem exigência de escolaridade e Curso de Formação de Multiplicador (carga horária de 20 horas), destinado preferencialmente a pessoas que possam multiplicar os conhecimentos adquiridos, como profissionais da saúde em geral, profissionais da educação, entre outros.

A Nutricionista do município de Esperantina, Apohena Barros, bem como as demais profissionais do NASF, são as responsáveis pela organização do curso no município.

As turmas têm, em média, 40 alunos. Os cursos são totalmente gratuitos para os alunos, que, ao final, recebem um kit de material didático e, se tiverem pelo menos 75% de frequência, recebem certificado de participação.

O objetivo do Sesi Cozinha Brasil, é promover a educação alimentar, com impactos positivos para a saúde e valorização da renda, por meio do aproveitamento total dos alimentos.

O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e empresas da iniciativa pública e privada.

Fonte: Ascom Saúde

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo