EducaçãoGeralSociedade

Poeta esperantinense radicado em Brasilia homenageia Professora Erinelda Ramos com uma poesia

18eb36de58aea36be96fdaf3567a2c29O ilustre poeta esperantinense, radicado atualmente na capital federal, o escritor, Geraldo Margela de Cavalho, enviou um   E-mail para a redação do jornalesp.com, onde na oportunidade, parabeniza a renomada Professora, Erinelda Alves Ramos, pelo aniversário de 60 anos da tradicional Escola, Francisco das Chagas Rodrigues, no município.

Veja na integra todo o conteúdo do E-mail, abaixo:

tia-erineldaLembro-me muito bem daquele primeiro de julho do ano de 1953. Não era um    dia comum, mas uma data marcante e histórica para nossa cidade de Esperantina, pois fora    implantado um novo modelo de ensino que recebeu o nome de: ESCOLA FRANCISCO DAS    CHAGAS RODRIGUES, ou carinhosamente chamado de colégio da Tia Erinelda.
jornalesp 353

chagas-rodriguesEsse nome fora escolhido em homenagem ao grande homem público do    estado do Piauí, tendo o mesmo ocupado os mais relevantes cargos do Brasil.

Na residência de seus familiares fora aberta e preparada uma pequena sala para    receber uma jovem de semblante alegre e com uma visão para o futuro, sempre a espera de    ver seu sonho transformar-se em realidade. Esta jovem em pleno vigor de sua juventude    deixava de viver a sua mocidade para se dedicar a mais árdua das profissões: ser educadora    com muita dedicação, trabalho, carinho e respeito.

Quis o destino me reservar um dos momentos mais marcante de minha vida.

Aquele humilde garoto que aos 12 anos de idade tivera o privilégio e a felicidade de estar na    primeira turma inaugurada e ministrada pela professora: ERINELDA ALVES RAMOS.

tia-erinelda-21-300x200Hoje, ao vê-la completar 60 anos de magistério e oitenta anos de vida, sinto-me    honrado e privilegiado em buscar dentro do meu coração modestas palavras para homenagear    e agradecer por tudo que recebi. Muitas palavras, orientações, conceitos e aprendizado e    principalmente a contribuição para eu ser o que sou hoje: uma pessoa digna, humilde e    honesta.

Professora ou tia Erinelda

Carinhosamente é chamada

Ao completar 80 anos

Pelos filhos da terra amada

Deus a conserve por muitos anos

Nesta grande jornada

Que os anjos lá no céu

Digam amém e por Cristo seja abençoada

A senhora merece todos os troféus

De nossa querida cidade

Um exemplo de sabedoria

O fruto de um sonho tornou-se realidade

Receba a minha sincera homenagem

Professora e pessoa tão amiga

Patrimônio de nossa terra

Que jamais será esquecida

Como o sol que desponta um novo dia

A luz celestial traga paz em sua vida

GERALDO MARGELA DE CARVALHO

Escritor  esperantinense radicado em Brasilia  e ex-Aluno.

 

Um Comentário

  1. São essas coisas que engrandecem nossa terra e nossa gente!

    Esperantina, infelizmente nos últimos tempos não tem muito a comemorar. Se lá atrás nossos antepassados e ao longo dos anos fomos capazes de construirmos esta bela cidade, Porque agora quase centenária, vivemos tempos difíceis e tantas crises? Nossa cidade é 9ª mais populosa e está entre as dez que mais arrecadam ICMS no estado, polo de desenvolvimento regional como é o caso do território dos Cocais. Tem um dos mais importantes centros comerciais do estado, é uma cidade turística. Só faltam investimentos e mais atenção de nossas autoridades.

    Meus Parabéns à Professora e parenta Erinelda pelos relevantes serviços prestados pela educação e pelo desenvolvimento de nossa terra. Uma justa homenagem!!!

    Meus parabéns também ao parente e amigo Geraldo pela sincera homenagem à Tia Erinelda.

    Um abraço a todos os conterrâneos
    Francisco Fortes
    Teresina, 28 de julho de 2013.

  2. A família agradece todas as manifestações de carinho e apreço formuladas por parentes e amigos próximos, certo de que nossa tia inegavelmente contribuiu e contribui, por meio da educação, para o engrandecimento de nossa terra, cultivando valores atualmente esquecidos e que deveriam fazer parte do nosso cotidiano.
    Um grande abraço aos amigos Francisco Fertes e Geraldo Margela; obrigado pela valorosa homenagem !
    José Angelo – sobrinho da homenageada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo