Educação

UFPI lança edital com 6.825 vagas para vestibular de cursos à distância

UFPINa manhã de ontem terça-feira (18) a administração superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou, no salão nobre da reitoria, da solenidade de lançamento de edital do vestibular do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD) com 6.825 vagas.

A iniciativa é uma parceria da UFPI com o Ensino à Distância (EAD), com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e com os Estados do Piauí e da Bahia. As vagas contemplarão 33 cidades do Piauí e 2 municípios da Bahia com cursos à Distância.

Estiveram presentes na solenidade o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da universidade, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Secretário Estadual de Educação, Prof. Átila Lira; o Diretor do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD), Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, além de gestores e coordenadores dos pólos de apoio presencial.

O CEAD surgiu em 2006 após a aprovação do projeto que a UFPI havia lançado ao Ministério da Educação (MEC), com o apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal, além da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do CEFET – PI (atual IFPI). O vestibular, considerado o maior na modalidade à distância no Piauí, disponibilizará vagas em 15 cursos, sendo 3 bacharelados e 12 licenciaturas. As aulas serão divididas em módulos, e distribuídas em aulas à distância e presenciais.Reitor da UFPI

Reitor Prof. Dr. José Arimatéia, Vice-Reitora Profa. Dra. Nadir Nogueira e Diretor do CEAD, Prof. Dr. Gildásio Fernandes em coletiva de imprensa

O Reitor da UFPI cumprimentou as autoridades e coordenadores de cursos presentes e elogiou a parceria com o estado.

“Nós ultrapassamos a oferta de vagas proposta para o ano de 2014, nunca tivemos uma oferta tão volumosa de ensino à distância como esta. É uma alegria para nós da instituição, afinal o ensino à distância é o futuro, e nós já estamos vivendo o futuro”, pontuou o reitor em tom de satisfação.

Para o diretor do CEAD, Prof. Dr. Gildásio Fernandes, os resultados anteriores comprovam a eficácia do Ensino à Distância na UFPI.

“A nossa satisfação é que os resultados são muito bons. O INEP avaliou todos os cursos presenciais e à distancia da universidade, e as notas foram as mesmas”, disse o diretor reiterando ainda que houveram cursos à distância que obtiveram notas maiores que os cursos presenciais.

Segundo o coordenador do pólo de apoio presencial de Marcos Parente (que fica a 353km de Teresina), Márcio Soares, o ensino à distância terá um grande salto no Piauí.

“O ensino superior do Estado será elevado a um patamar elevado. Em Marcos Parente, os três cursos que serão ofertados certamente irão fortalecer aquela região” declarou Márcio Soares.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo