CidadesGeralSaúde

Caso de malária é confirmado em Porto

malariaDe acordo com informação do Secretário de Saúde da cidade de Porto, Dr. Danilo Rego, um caso de malária foi confirmado na cidade. Um homem que reside na localidade Guabirabas, zona rural da cidade, e que chegou recentemente da Guiana Inglesa, foi confirmado com a doença.

Uma equipe da Secretaria de Saúde está fazendo a borrifação na residência do doente e seus familiares fizeram exames para constatar se estão ou não com malária também. Recentemente foi comprovado um caso de calazar na localidade Vila Boa Hora. A vizinha cidade de Campo Largo do Piauí este ano têm vários casos confirmados de malária, onde uma equipe da SESAPI foi ao município para tentar controlar o surto da doença.

Para quem não sabe, a malária é uma doença infecciosa febril aguda, onde sua transmissãoocorre por meio da picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de um doente. Saber identificar os sintomas da malária é importante para iniciar o tratamento precocemente e assim diminuir o risco de complicações que a doença pode trazer. São sintomas da malária: Febre alta; dor de cabeça; dor no corpo; fraqueza; dores musculares; calafrios; mal-estar generalizado; dor abdominal; tontura; tremores forte que podem durar de 15 minutos ha 1 hora; náuseas e vômitos.

A prevenção consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite. Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos é outra forma de evitar a malária.

Por: Blogueiro Orlando Paiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo