GeralPolítica

Assembleia presta homenagem a Xavier Neto, Jaime Amorim e Edvaldo Sousa

assembleia-xavier (12)A Assembleia Legislativa do Piauí realizou na manhã desta terça, dia 16, sessão solene para homenagem o conselheiro Xavier Neto, o conselheiro substituto Jaime Amorim e o piloto Edvaldo Sousa.A homenagem foi pela  passagem do primeiro ano do falecimento dos três em decorrência de um grave acidente aéreo no dia 06 de março de 2012 quando se deslocavam em um avião monomotor entre os municípios de Canavieira e Elizeu Martins, no sul do Estado.Sessão Soelen - 02

Sessão Soelen - 01 (1)A sessão solene atendeu a requerimento do deputado estadual Marden Menezes (PSDB). Em discurso, o parlamentar contou um pouco da história de vida e do legado deixado por cada um dos homenageados na Assembleia.

“Tomei a iniciativa de requerer essa sessão com o apoio de todos os demais deputados por entender que é preciso valorizar o exemplo e a trajetória desses três homens que partiram prematuramente deixando um legado de amizade, respeito e serviços prestados ao Estado. Homenagens como essa representam até pouco diante do que os três merecem, mas já que infelizmente eles não estão mais aqui entre nós, o fazemos de forma solene no parlamento do Piauí. Na casa do povo, diante de seus amigos, familiares e da nossa população”, afirmou Marden.

Xavier Neto nasceu em Amarante, foi casado ao longo de 40 anos com a professora Concita e com ela teve quatro filhos dos quais recebeu nove netos. Era formado em Farmácia, Bioquímica e Direito.Sessão Soelen - 05

“Ao longo de sete mandatos como deputado estadual, ele sempre assumiu um lugar de destaque como parlamentar atuante, corajoso e polêmico. Xavier não era de fugir da luta, do debate das grandes discussões mesmo quando os temas confrontavam até sua própria bancada. E assim ele foi um grande exemplo para os mais jovens como eu. Tive na sua pessoa um grande incentivo para não temer a tribuna, para não ter medo de se posicionar, para ocupar o espaço que cada um deve ocupar”, disse Marden.

Sessão Soelen - 04O conselheiro Jaime Amorim nasceu em 12 de abril de 1971 em Teresina e foi casado com Juliana Martins Ferreira de Carvalho Amorim e pai de André Luís Ferreira de Carvalho. Oriundo da escola pública formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e foi aprovado em concursos para o cargo de delegado da Polícia Federal e conselheiro substituto do TCE optando pela última função com a qual se identificou. Exerceu ainda a profissão de professor em instituições de ensino superior no Piauí.

“Jaime foi um profissional extremamente dedicado ao trabalho, sério, pontual acima de tudo. Tive a satisfação de ser seu amigo e no convívio que tivemos era facilmente perceptível a sua retidão, força de caráter, atenção para com sua esposa Juliana, seu filho André, que certamente terá um grande exemplo a seguir. Jaime era um homem de caráter na mais correta acepção da palavra. Certamente deixou no TCE um histórico de trabalho e competência”, afirmou Marden.

O piloto Edvaldo Sousa era natural de Altos, filho de uma família trabalhadora, que assim como muitas líderes de famílias piauienses teve que superar dificuldades iniciando seu curso de pilotagem aos 20 anos. Após buscar oportunidade em São Paulo, retornou ao Piauí onde concluiu o curso de aviação e aprimorou sua profissão como piloto com a qual garantia o sustento de sua família.

“Esses três piauienses independentemente das funções que ocupavam são membros de famílias honradas, pessoas que em sua passagem por essa vida praticaram o bem e pela oportunidade de prestar serviços públicos conseguiram estender muitos resultados positivos para toda a comunidade piauiense. Seus exemplos não devem restar apenas em um arquivo distante, esquecido em uma prateleira da história do Piauí, sua história, trajetória, exemplo, devem ser lembrados e seguidos para estimular as novas gerações do nosso estado a seguirem adiante pela força da decência, do trabalho e do estudo”, concluiu Marden.

A sessão solene contou com a presença de Concita Xavier, esposa do conselheiro Xavier Neto; Juliana Martins Amorim, esposa do conselheiro substituto Jaime Amorim; Maria do Amparo Silva Sousa, esposa do piloto Edvaldo Sousa; Jackson Nobre, conselheiro substituto do TCE; Duá, prefeito de Regeneração; Fábio Xavier, filho do conselheiro Xavier Neto e Chagas Santos, vereador de Regeneração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo