CidadesGeralSaúde

146 médicos de Cuba chegam ao PI em mais uma etapa do Mais Médicos

Médicos cubanosO programa do Governo Federal, Mais Médicos, que promete levar saúde de qualidade à todos os municípios do Brasil, chega a mais uma fase no Piauí, onde estão chegando, divididos em cinco etapas, 146 médicos cubanos que irão atuar em 99 municípios de todas as regiões do Piauí.

Os cinco voos que começaram a chegar ao Piauí na tarde desta segunda-feira (2) e vão até a tarde desta quarta-feira (4), são feitos em aviões da Força Aérea Brasileira que partiram de Belém-PA e de Brasília-DF, onde os médicos cubanos estavam hospedados antes de chegar à capital piauiense.

Na chegada a Teresina, os cubanos estão sendo recepcionados por membros do Ministério da Saúde e sendo transportados ao Grand Hotel Arrey, onde estão hospedados, pelo Exército Brasileiro, que dá apoio logístico a operação.

Com a conclusão da chegada de todos os médicos à Teresina, prevista para as 14h15 desta quarta-feira (4), o Ministério da Saúde iniciará um treinamento aos cubanos para auxiliá-los em sua adaptação ao estado e à seus respectivos municípios onde atuarão. O treinamento ocorrerá na quinta-feira (5) e na sexta-feira (6) durante todo o dia. No sábado (7), os médicos cubanos irão se deslocar à seus municípios.

Atualmente, 46 cubanos trabalham no Programa Mais Médicos em municípios do Piauí. O primeiro grupo, com 19 cubanos, chegou ao estado no mês de setembro e o segundo com, 26 médicos, desembarcou em outubro. Ao todo 181 municípios solicitaram médicos ao Ministério da Saúde e a expectativa é de que todos eles sejam beneficiados ainda neste ano de 2013.

Com informações do 180 Graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo