Geral

Viagem à Itália: vice denuncia prefeita do PT ao Tribunal de Contas do Estado

O vice-prefeito de Esperantina Jânio Ferreira de Aguiar Filho (PSB) informou que levou o caso da viagem da prefeita de Esperantina Vilma Carvalho Amorim (PT) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A gestora viajou para a Europa sem transmitir o cargo para o seu vice e teria passado mais que 15 dias em sua ida à Itália com a família sem que também tivesse pedido autorização formal à Câmara de Vereadores do município.
O vice-prefeito já havia declarado ao 180 Graus que não houve a transmissão de cargo, mas fez publicar no Diário Oficial do Município não só tal informação, como a de que a prefeita o teria chamado para supostamente tentar fraudar um documento sobre a ida ao velho continente, e depois do retorno da Europa.
Também em declarações prestadas ao 180 Graus, o secretário de Comunicação da prefeita, Clenilton Gomes, não fez menção sobre a transmissão do cargo e não sabia sequer o dia em que a gestora superior havia viajado, muito menos que dia ela iria voltar.
Na entrevista que será divulgada logo abaixo, o vice-prefeito também relata que juntamente com seus advogados vai explicar tudo pormenorizadamente ao Ministério Público em respeito à “verdade” dos fatos.

Vilma Amorim, em recente entrevista à rádio da região norte do estado, se confundiu sobre quantos dias teria ficado na Europa, não fez menção à transmissão do cargo ao seu vice, e atacou aqueles que segundo ela nunca aceitaram uma mulher professora ser prefeita de Esperantina – o blá-blá-blá petista recorrente de vitimização, em menção velada aos seus opositores.
Só que agora, o ataque veio de dentro da casa da prefeita, do seu vice, que aparentemente não quer compactuar com o que seria uma mentira com base em fraude de documento público, o que ensejaria, diante da situação, um agravante a mais para a possível perda de cargo da gestora.
A CEREJA DO BOLO
Na entrevista ao 180 Graus (abaixo), Jânio Filho, além de insinuar que fora chamado na prefeitura para que um documento confeccionado com a finalidade supostamente de simular uma transmissão de cargo lhe fosse repassado – sem muito alarde, e após o retorno da gestora -, relatou ainda que o próprio presidente da Câmara Manoel Filho, que também é do PT, e da base de apoio da prefeita, estava presente ao encontro.
Ou seja, haveria no mínimo dois poderes envolvidos na suposta fraude para simular a existência de um documento público que, segundo Jânio Filho, não condiz com a realidade dos fatos.
_Vice Jânio Filho denuncia suposta expedição de documento falso pela prefeita de Esperantina para ludibriar o povo e enganar autoridades.
O que é gravíssimo…

Veja a íntegra da entrevista:
180: O senhor tem cópia da ata que lhe foi repassada [da reunião com a prefeita onde teria existido a intenção de fraudar o documento sobre a viagem da gestora à Itália]?
Jânio Filho: Solicitei a cópia e recebi das mãos da Secretaria de Gabinete 2 dias depois.
180: Quem estava nesse encontro com a prefeita e o senhor?
Jânio Filho: Prefeita Vilma, presidente da Câmara Manoel Filho, secretária de gabinete Cristiane e secretária de Administração Célia. Encontro no dia 01 de março, na chegada da prefeita em sua viagem à Itália.
180: Lembra do que ela [prefeita] ou outro terceiro disse?
Jânio Filho: Falamos somente sobre as enchentes, barragem de Boa Esperança, que está muito cheia e o trânsito da cidade.
180: Sabe exatamente quando ela embarcou para a Itália?
Jânio Filho: Não sei.
180: Por que fez publicar documento no Diário Oficial do Município narrando suposta manobra da prefeita para transmudar a realidade?
Jânio Filho: Porque não posso me responsabilizar por algo que não fui e não fiz.
Por isso protocolei também um comunicado ao Tribunal de Contas do Piauí.
Amanhã [hoje] vou comunicar à Câmara de Vereadores de Esperantina.
Na quinta-feira faço minha defesa ao Ministério Público para dar voz à verdade.
Não foi passado o cargo, não fui ordenador de despesas, não fui a nenhuma solenidade, não atendi às demandas da cidade, não tem nenhum comunicado oficial para informar à população que eu estava à frente da administração e minha assinatura não foi colhida pelos bancos que tem convênio com a prefeitura.
Como fui intimado pelo Ministério Público, tomei a iniciativa de comunicar à população de Esperantina através do Diário Oficial.
180: Então o senhor já foi notificado pelo Ministério Público, que semana atrás abriu investigação para apurar a acefalia do município?
Jânio Filho: Sim. Meus advogados estão preparando minha defesa.
180: Por que a prefeita não transmitiu o cargo para o senhor?
Jânio Filho: Não sei.
180: A prefeita informou que viajaria para Itália para o senhor com antecedência?
Jânio Filho: Através de documentos oficiais, não.
180: Pode me enviar uma foto do documento [da reunião] com a prefeita?
Jânio Filho: Está com meus advogados.
180: O senhor estava em atrito com a prefeita ou estavam numa boa antes dessa viagem para a Itália?
Jânio Filho: Sempre tivemos boas relações. Jamais tive atrito. O respeito sempre foi muito verdadeiro de minha parte.
180: E na Câmara o senhor tem apoio? O senhor sabe que praticamente implodiu o governo com esse documento.
Jânio Filho: Não tive nenhum contato com nenhum vereador. Tomei essa decisão junto com os meus advogados para colocar a verdade ao Ministério Público. Meu objetivo foi só responder à verdade ao Ministério Público.
180: Tem consciência de que será atacado pelas pessoas ligadas à prefeita?
Jânio Filho: Deixo na mão de Deus, da Justiça e da população. Não é meu objetivo fazer mal à ninguém, mas não posso levar a responsabilidade de 21 dias junto ao Tribunal de Contas e à Câmara de Vereadores. Até porque nunca tive acesso às informações [da prefeitura].
180: Claro. Agora o que se extrai após a publicação do seu documento sobre essa reunião é que a prefeita o convidou para aceitar um documento público fraudado, com informações falsas, para ludibriar uma investigação em curso e, em tudo se confirmando, extrair da população o direito de saber a verdade. Isso é gravíssimo.
Jânio Filho: Estou procurando fazer meu papel como vice-prefeito e colocar a verdade para a justiça que não fui prefeito nesse período da viagem da excelentíssima prefeita.
Por Rômulo Rocha

Um Comentário

  1. Agora lascou…kkkk, isso é o que acontece muito na política, ninguém confia em ninguém, a desconfiança reina e salve- se quem puder e o povo também vai junto kkkk

  2. O vice tomou posse? Cadê a publicação.
    Os atos oficiais para que tenham validade precisam ser publicados. Sem publicação nenhum ato tem validade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo