CoberturasGeral

Veja como foi a abertura oficial do VII Encontro das Quebradeiras de Coco Babaçu do Território dos Cocais em Esperantina

MiqcbTeve inicio na manhã de hoje (28/06), na cidade de Esperantina, a abertura oficial do VII Encontro das Quebradeiras de Coco Babaçu do Território dos Cocais.

O referido Encontro, que está sendo organizado pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB, conta com a participação de representantes de dezenas de comunidades do Território dos Cocais e do estado do Maranhão.jornalesp 589

jornalesp 592Lembrando que a verdadeira missão do MIQCB, é de organizar as quebradeiras de coco babaçu para conhecerem seus direitos, defender as palmeiras de babaçu, meio ambiente e a melhoria de vida nas regiões de extrativismo de babaçu.

jornalesp 600Durante a abertura do evento, a coordenadora e tesoureira do MIQCB, em Esperantina, Francisca Rodrigues da Silva, a popular, Chica Lera, agradeceu a presença de todos no Encontro e disse que o movimento já faz parte da sua vida.

“Eu entrei no movimento e não posso mais sair, e peço para que vocês também não saiam mais também”.

jornalesp 605Já o Vereador petista, Luis Ferreira, o popular, Luis Ana, falou da sua satisfação em está participando do encontro que reúne na oportunidade diversas quebradeiras de coco de várias cidades da região norte do estado e até do país.

Segundo o Vereador e sindicalista, já está nas suas mãos um Projeto de Lei do Babaçu Livre.

“Já está nas minhas mãos o Projeto de Lei do Babaçu Livre, agora espero que os meus colegas Vereadores possam aprovar e o Prefeito que está aí sancione, o mesmo”.

jornalesp 607Quem também falou da importância do encontro foi a representante da Agência de Desenvolvimento Municipal – ADM, Professora, Marilda Barros.

Marilda Barros disse que o encontro é de suma importância para as quebradeiras de coco babaçu e finalizou as suas palavras torcendo para que todos os objetivos do grupo sejam alcançados.

jornalesp 608Já a maranhense, Ana Carolina Magalhães da coordenação do MIQCB da cidade de São Luis no estado do Maranhão, iniciou o seu discurso falando da importância do encontro para as quebradeiras de coco de todo o país.

Ana Carolina disse que durante o referido encontro serão debatidos vários assuntos de interesse da comunidade, mas o Projeto de Lei do Babaçu Livre, está entre o mais importante de todos.

“O estado do Piauí, talvez seja o único estado do pais que o coco continua preso e que precisa se tornar livre para a população”.

jornalesp 612Lembrando que a primeira palestra do dia foi proferida pela assessora do MIQCB, Aline Alencar, que na ocasião proferiu uma palestra sobre violência doméstica com dados levantados em comunidades de atuação do próprio movimento.

Confira o restante da Programação, abaixo:

VII Encontro das Quebradeiras de Coco Babaçu

Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais

Dia 28/06 – (Sexta-feira)

13h40min – Acesso ao mercado institucional do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA;

14h19min – Debate em plenária;

15h30min – Concentração em frente ao STTR para caminhada até a Câmara Municipal de Vereadores para lançamento da “Campanha Babaçu Livre”;

16:00 horas – Audiência Pública e lançamento da “Campanha Babaçu Livre” na Câmara de Vereadores José Sales Dias;

17h30min – Caminhada da Câmara de Vereadores até a nova sede da Caixa Econômica Federal;

Dia 29/06 – (Sábado)

08h45min – Formação da mesa de convidados (as);

09h20min – Mesa de dialogo sobre Juventude e Cultura;

10h50min – Debate em plenária;

12:00 horas – Almoço;

13h30min – Retorno e processo de eleição da nova coordenação do MIQCB.

Confira os melhores momentos da abertura do encontro, abaixo:

 [nggallery id=1940]

5 Comentários

  1. Gostaria de dizer que o movimento das quebradeiras de cocos se tornou numa verdadeira bagunça com aquela mulher que já é conhecida como chica lera quando o ex prefeito de Esperantina Francisco Antonio estava no poder ninguém via manifestações parecia que tudo estavam tudo bem em Esperantina ninguém criticava por que?

  2. movimento bonito e justo da quebradeiras de coco.mas ja está virando palhaçada o desespero de vereadores,ex-comissionados ,partidarios e assessores do passado,querer se aproveitar de tudo para tentar aingir o governo do lourival.desesperado so porque varias obras estão chegando em nossa querida esperantina.ao contrario do pasado que maltratava a população empurrando as obras so para periodo das eleiçoes. o estilo do lourival é diferente por ele começava todas as obras que devem vir para Esperantina urgente.sem mentira e sem foguetorio como os que faziam no estadio de futebol antigamente.meu deus pra esse pessoal fazer politica é tntar prejudicar a atual administração,isso é feio.vamos torcer pelo sucesso do lourival,pois é o sucesso de 40 mil esperantinenses

  3. PARECE QUE A PRIORIDADE DO PASSADO AGORA É FAZER DE TUDO PARA PREJUDICAR O LOURIVAL,SO PORQUE NÃO CONSEGUIRAM FAZER NADA,AGORA ESTÃO QUERENDO APARECER SO QUERENDO INCENTIVAR O POVO A CHINGAR,CRITICAR O PREFEITO.FIQUE DE OLHO ESPERANTINA,VEJA QUEM TA TENTANDO PREJUDICAR VCS.

  4. vereador vc parece que é daqueles que milagrosamente depois de uma taca nas urnas nas ultimas eleiçoes foi curado da visão,passou 4 anos ao lado do prefeito do pt e bem que poderia ter usado seu prestigio para conseguir alguma coisa para população,mas agora ta explicado pq vc nunca conseguiu nada.vc so sabe é tentar atrapalhar administrações que vc não faz parte.assim vc mostra sua competencia em atrapalhar o desenvolvimento de esperantina.divulgue sua futura agenda de baderna e palhaçada ai vc vai ter mais midia,qual a proxima baderna.

  5. Gente juro que não entendi os comentários citados acima, em nenhum momento observei alguma ofensa ao Prefeito de Esperantina. Independentimente de prefeito ou não o movimento continua com o trabalho e inclusive convidando a prefeitura a participar das discurssões.É interessante se informar antes de fazer qualquer comentário sem fudamento ou pelo menos ler as matérias postadas, pra não cometermos o erro de fazer comentários sem necessidade.
    Enquanto a Dona Chica Lera, tenho muito respeito por ela e por toda a sua luta, e tem mais uma coisa. dona Chica lera Não entrou no Movimento…ela fundou o movimento no Piauí e graças a ela e outras grandes lideranças, pessoas simples, trabalhadores e trabalhadoras rurais obtiveram muitas conquistas no municipio. Por esse motivo ela tem todo meu respeito e consideração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo