GeralPolítica

Sefaz lança novos instrumentos de comunicação para aproximar contribuintes do fisco estadual

DSCN0074Com o objetivo de aproximar, cada vez mais o contribuinte do fisco estadual, a Secretaria Estadual de Fazenda do Piauí (Sefaz-Pi) lançou dois novos instrumentos de comunicação com a sociedade.

Um novo site (www.sefaz.pi.gov.br), muito mais moderno e que permite uma interação com o cidadão; e o outro é o jornal eletrônico “Fala Sefaz”. O evento aconteceu nessa quarta-feira (27), no auditório, Francisca Trindade, da Escola Fazendária.

Durante a solenidade, o secretário estadual da Fazenda, Silvano Alencar, destaca que a Sefaz já tinha um bom site, que ofertava serviços institucionais para os contribuintes, mas precisava de uma interlocução maior com a sociedade.

“Então, construímos uma nova página, que tem um layout mais amigável, e disponibilizamos novos instrumentos de interação com a sociedade, como o twitter, o facebook e o jornal eletrônico “Fala Sefaz”. Estamos oferecendo uma maior transparência às ações governamentais, que é essencial para a consolidação da importância do trabalho feito pela Sefaz, tanto na área do controle das despesas, da gestão do tesouro, como na área da construção das receitas. Nesse sentido, a comunicação é uma ferramenta indispensável”, ressalta o secretário Silvano Alencar.

Tanto o site como o jornal eletrônico vai divulgar a prestação de contas da área econômica, servindo de instrumento para fornecer dados sobre o crescimento da economia piauiense, assim como a parte prática das ações do governo, como, por exemplo, o que Estado arrecada e o que paga com o dinheiro do contribuinte.

“Portanto, o jornal e o novo site vão fazer uma espécie de reflexão sobre o comportamento tributário e econômico do Estado do Piauí”, destaca Silvano.

Para o diretor da Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação (UNITEC) da Sefaz, Antônio Luz, setor responsável pela construção do novo site, o portal da secretaria está muito mais interativo, pois permite que o cidadão contribua para melhorar as ações do governo, por meio do acesso às redes sociais, como twitter e facebook.

“A Sefaz tinha um site antigo, que não permitia interatividade com a sociedade. Hoje o site é mais moderno, além disso, a atualização dos diversos conteúdos agora pode ser feita pelos próprios órgãos da Sefaz e não apenas pela área de tecnologia, pois agora os setores podem fazer alimentação de conteúdo de forma direta, sem precisar mais mandar para nós, como funcionava antigamente. Isso vai tornar mais rápida a divulgação de todas as informações que precisam ser divulgadas para os contribuintes e a sociedade em geral, a exemplo das notícias, legislação, serviços, dentre outros”, enfatiza Antônio Luiz.

O novo site foi reformulado em dois meses e meio por uma equipe de sete pessoas, mas há um mês está em fase de teste, portanto, os analistas da UNITEC concluíram todo o serviço em três meses e meio. E o resultado desse trabalho já é um sucesso. Segundo o analista de sistema da UNITEC, que coordenou a equipe responsável pela construção do novo site, Jesse James, o atual site da Secretaria de Fazenda do Piauí pode ser reconhecido como um dos melhores portais de secretarias estaduais de Fazenda do Brasil.

“Até porque quando iniciamos esse trabalho pesquisamos outros sites, avaliamos o que tinha de bom e ruim nesses portais, e procuramos fazer o melhor portal de Secretaria de Fazenda. Dessa forma, o site está bem estruturado, as informações estão melhores organizadas para que a pessoa encontre o que precise, rapidamente, e ainda disponibilizamos todos os serviços que a Sefaz oferece para os contribuintes. Também foi reformulada a parte de notícias, praticamente construímos tudo do zero”, afirma Jesse James.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo