CidadesEducaçãoGeral

Seduc inicia período para novas matrículas na rede estadual

imagesO processo de matrículas na rede estadual de educação básica para os ensinos Fundamental e Médio segue até o dia 17 de janeiro, na capital e no interior, com início de matrículas novas na segunda-feira (13). As fases de renovação e remanejamento estão sendo concluídas nesta sexta-feira (10).

Soraia Tabatinga, gerente de Inspeção da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), explica que “a matrícula é a etapa final onde o estudante, por meio de registro em ficha individual, formaliza a sua matrícula”. Ela acrescenta que essa fase é estendida também aos alunos transferidos de outros estabelecimentos de ensino.

De acordo com a gerente, a expectativa é que a Rede Estadual realize aproximadamente 320 mil matrículas, entre renovações, transferências e novas matrículas.

“Nossas escolas estão reformadas e ampliadas, esperando esses alunos. Nós ainda fazemos um trabalho de conscientização junto à comunidade, para que ninguém fique fora da escola”, diz Soraia.

O gerente da 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), Alberto Machado, diz que há muitas vagas disponíveis para atender a todos que procurarem as escolas da região Sudeste, área de atuação da GRE.

“Temos vagas suficientes para acolher todos que procurarem nossas escolas. Inclusive em escolas de Tempo Integral, como o Milton Aguiar, que teve o número de vagas ampliadas este ano. Além dele, temos também muitas vagas na Unidade Escolar Pinheiro Machado, que foi uma das mais bem colocadas do estado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, garante o gerente.

No ato da matrícula devem ser apresentados documentos de identificação, como certidão de nascimento ou RG, e documentos que comprovem a escolaridade do aluno, como certificado e histórico escolar. No caso de alunos maiores de 18 anos são solicitados, ainda, título de eleitor e certificado de reservista (sexo masculino).

Para organização das turmas, a Seduc estabelece um número máximo de alunos por turmas, variando entre 35 e 50 alunos, conforme a modalidade de ensino. O período para matrículas novas inicia na segunda-feira (13), e segue até sexta-feira (17).

CCOM

 

Um Comentário

  1. Uma reclamação constante que se ouve sobre as escolas estaduais é a quantidade de funcionários, tem escola em Esperantina que funcionou o ano de 2013 inteiro sem vigias, poucas zeladoras e a secretária não faz um concurso para suprir a necessidade. Não interessa ao povo as manobras do governador para se eleger ou eleger seu grupo o que nos importa é uma educação de qualidade com salas que não estejam superlotadas ou escolas sem professores, vigias e zeladores.

  2. Fico feliz pelo inicio das aulas e tenho certeza de que o aluno que optar pela rede estadual de educação será bem atendido. Infelizmente entra ano sai ano, entra governador e vem mais manobras para eleger outro e as ferias dos funcionários estaduais continuam paradas por falta de servidores e no final quem é penalizado é sempre o pobre servidor do estado.

  3. As aulas estão para iniciar e como ficou o concurso anunciado ano passado? Mas uma promessa de um governo sem compromisso. A muito tempo se vê as escolas com problemas sofridos pela falta de funcionários e que nunca é resolvido devido ao governo está mais interessa do nas campanhas de 2014 que na educação do filho do pobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo