CidadesGeralPolíticaSociedade

Secretário explica como descobriu fraude na Saúde e entregou à PF

O secretário Estadual de Saúde, Ernani Maia, prestou coletiva na Sesapi onde forneceu mais detalhes sobre o funcionário e sobre a fraude. Ele disse que o desvio foi denunciado no dia 02 de junho ao Ministério Público Federal, durante uma reunião.

O servidor responsável inseria uma das empresas laranja assim que recebíamos o valor pelo lote de um determinado serviço. Nós percebemos o desvio porque havia notas que poderiam ser pagas com o fundo, como por exemplo, material elétrico, já que a Sesapi não atua diretamente na compra desse material. Isso tudo nos deu subsídios para produzir o relatório que entregamos ao Ministério Público e a PF”, declarou Ernani Maia.

O secretário disse ainda que o servidor prestava serviços ao governo do Estado, desde 2004, e emitia notas para as empresas em valores altos, mas que não despertavam suspeitas por conta da quantidade de dinheiro movimentado.

“Esse trabalho de controle que estamos fazendo é contínuo e estamos partindo em defesa do Estado, já que 90% da população precisa dos serviços do SUS”, finalizou.

O funcionário foi identificado, afastado e está respondendo sindicância, mas não quis informar quem seria ele. Maia disse ainda que as investigações devem continuar. “Certamente as investigações continuarão e avançarão e quem está cometendo ato ilícito vai responder”, declarou.

O controlador Geral do Estado, Antonio Filho, afirmou que a participação das empresas de outros estados, deveriam servir para lavar os recursos e que nos levantamentos feitos pela PF podem aumentar

secretário elogia atuação PF, Ernani Maia elogiou a atuação rápida da Polícia Federal na apuração das denúncias feitas pela Sesapi. “O que tinha que ser feito foi feito e a PF, num trabalho brilhante, detectou esse desvio através de empresas laranjas. Foram quase 11 milhões desviados por este servidor, que imediatamente foi afastado e aguarda decisão da justiça”, destacou.

Ernani ressaltou que a Sesapi vai continuar realizando seu trabalho com transparência. “E qualquer servidor que tenha conduta suspeita no Estado, ele certamente irá se complicar porque nós não permitiremos já mais esse tipo de indisciplina”, disse.

O secretário Ernani Maia publicou portaria no Diário Oficial do Estado, instaurando processo administrativo disciplinar para apurar conduta funcional irregular do servidor. A Comissão de Processo Administrativo Disciplinar é composta pelas servidoras, Ana Cecília Elvas Bohn –Procuradora do Estado, e Artur Willame Veras e Silva, Analista Técnico da Procuradoria Geral do Estado do Piauí e Fátima Maria de Freitas Barros, Servidora Estadual. A comissão tem 60 dias para concluir o processo.

Fonte:CidadeVerde.Com

.    ]]>

Um Comentário

  1. A saúde de Esperantina, quem diria, nas mãos de laranjas, que desviam os recursos que deveriam servir para atender as pessoas necessitadas. Este secretário larápio da Kolping, agora enriquesse com o dinheiro da saúde. Um pergunta que nao quer calar.
    O QUE TEM HAVER O LABORATÓRIO DO CARLOS SAMPAIO, lacrado pela PF, com o municipio e com a operação da POLICIA FEDERAL?
    Tem caroço debaixo deste angu.
    A administração do PT é só escândalo, MANSALÃO, DINHEIRO NA CUECA, SANGUISSUGAS, agora os laranjas da saúde de Esperantina.
    Êita PT CORRUPTO.

  2. Freitas, você é um idiota mal informado. O que a secretaria municipal de saúde tem haver com isso? Não existe um fiapo de ligação desta operação da PF com a secretaria municipal de saúde, muito menos com o secretario Santana, que pelo visto tem incomodado muita gente, pois tá conseguindo construir uma saúde digna para nossos esperantinenses.

  3. Prezado Sr. Freitas,
    Com esse seu comentário você faz a maior das injustiça, pois ofende a integridade moral de quem não tem nada a ver com a investigação. Nem a Secretaria de Saúde de Esperantina, nem seu Secretário têm algo a ver com esta investigação da PF. Estou acompanhando as matérias sobre este caso e sei que a investigação trata da SESAPI (SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE) e não Secretaria de Saúde de Esperantina. Portanto, se és uma pessoa sensata, o mínimo que deveria fazer era pedir desculpa por esse seu comentário maldoso e ficar com a consciência limpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo