Saúde

Sesapi realiza ação para início da Campanha de Vacinação nas Escolas em Esperantina

A campanha tem como objetivo a atualização das carteiras de vacinas de crianças e adolescentes de até 15 anos da Educação Básica, Fundamental e Médio

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina, realizará na próxima  segunda-feira (18/03), ação para início da Campanha de Vacinação nas Escolas, na Unidade Escolar Maria Pinheiro de Castro, com inicio às 9:00 horas da manhã.

Lembrando que a importante campanha vai de 18 desse mês até 19 de abril de 2024, e tem como objetivo a atualização das carteiras de vacinas de crianças e adolescentes de até 15 anos da educação básica, ensino fundamental e médio.

 

A Sesapi está mobilizado todos os municípios piauienses para a participação na campanha.

 

“A orientação do Ministério da Saúde é que os municípios estejam nas escolas realizando a verificação de caderneta e fazendo a vacinação desse público, para mantermos nossas crianças e adolescentes protegidos de várias doenças,” lembra a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

De acordo com o Ministério da Saúde, é essencial para a operacionalização da estratégia de vacinação nas escolas, que estados e municípios busquem articulação com as respectivas secretarias estaduais e municipais de Educação.

 

“A vacinação é uma das medidas mais efetivas e de menor custo para prevenir a incidência de várias doenças e, assim, reduzir a mortalidade, sendo responsável pela redução significativa das doenças e a escola torna-se um excelente espaço de diálogo, informação e mobilização sobre a vacinação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.

As vacinas prioritárias para a educação infantil (2 meses até menores de 5 anos de idade) são: Poliomielite inativada (VIP), Poliomielite oral (VOP), Penta (DTP/Hib/ HB e Tríplice viral. Para o ensino fundamental e médio (de 5 anos e adolescentes menores de 15 anos) são: Febre amarela, Tríplice viral, HPV e Meningocócica ACWY.

CCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo