GeralSaúdeSociedade

PSF do Bairro Palestina realizou Mutirão Diabético em Esperantina

unnamedDurante esta semana a equipe da Estratégia Saúde da Família do Conjunto Palestina realizou um Mutirão para identificar novos casos de Diabéticos no Bairro.

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Esperantina e teve como público alvo os filhos dos pacientes que são diabéticos.unnamed (1)

unnamed (2)O Secretário de Saúde, Julio Cesar, esteve prestigiando a atividade desenvolvida pelos profissionais da equipe do Palestina.

Durante a atividade, os profissionais da referida unidade de saúde com a colaboração dos estagiários do Curso Técnico em Enfermagem realizaram exames para detectar o nível de glicemia nos pacientes.

O Enfermeiro da unidade, Fábio Santana, disse que o principal objetivo da ação é identificar novos casos de diabéticos e conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para não adquirir a doença.

SOBRE O DIABETES

A cada dez segundos, uma pessoa morre no mundo em consequência das complicações do diabetes – são 3,2 milhões de mortes por ano. Pelo menos, uma em cada dez mortes entre adultos de 35 a 64 anos no mundo por conta da doença. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que existam cerca de 11 milhões de portadores de diabetes – sendo que 7,5 milhões já sabem que tem a doença.

O diabetes mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia (quando há falta de insulina ou ela não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de glicose no sangue) e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.

Embora a Diabetes não tenha cura, um bom controlo da glicemia vai permitir que tenha uma vida perfeitamente normal e saudável.

A prevenção e o controlo da Diabetes envolvem cinco pontos importantes: conhecer bem a Diabetes, adotar uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercício físico de forma regular, controlar periodicamente os níveis de glicemia no sangue e tomar a medicação quando prescrita pelo médico.

É importante que o diabético conheça bem o seu tipo de Diabetes, só dessa forma pode cumprir e melhorar o tratamento.

ASCOM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo