Geral

Programa Cidadão Mirim beneficiará 15 mil crianças em todo o Estado

MirinsAproximadamente 15 mil crianças e adolescentes de 100 municípios piauienses serão contemplados pelo programa Cidadão Mirim ainda este ano. O trabalho educativo e cultural desenvolve ações preventivas e de atendimento psicossocial para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e oriundos de famílias carentes.

Desenvolvido, inicialmente, em Teresina, o Cidadão Mirim será levado para o interior do Estado já no segundo semestre deste ano, um investimento que custará cerca de seis milhões de reais. Até 2014, o projeto atingirá todos os municípios do Piauí. Cada cidade contará com um pelotão de 100 alunos, comandado por um coordenador e quatro instrutores.

De acordo com o coordenador geral do programa Cidadão Mirim, major Edivaldo Viana Lima, o projeto trabalhará, semanalmente, atividades socioeducativas de apoio pedagógico.

“O objetivo é tirar as crianças e adolescentes da ociosidade, oferecendo condições à escola e às famílias para evitar que eles entrem na criminalidade. É uma saída contra a violência e as drogas”, enfatiza.

O major ressalta, ainda, que o Governo do Estado concederá fardamento, merenda, computadores e material didático às crianças e adolescentes atendidos.

“Através de atividades pedagógicas, artísticas, culturais e esportivas, elas aprendem muito sobre respeito, ordem e disciplina”, acrescenta o major Viana, enfatizando que as ações do Cidadão Mirim beneficiam toda a comunidade, ajudando a formar cidadãos conscientes.

Para implantar o programa no município, é necessário criar um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que fica responsável pela execução do projeto na localidade. Em alguns municípios, o Conseg já se encontra em processo de implantação. Já em Teresina, cerca de quatro mil crianças e adolescentes já estão sendo contemplados.

Os interessados em participar do Cidadão Mirim precisam procurar a Rone ou a Cavalaria da Polícia Militar, com duas fotos 3×4, certidão de nascimento, declaração escolar, além de documento dos pais e comprovante de residência.

CCOM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo