EducaçãoGeral

Professores do Estado fazem novo protesto e ameaçam greve geral

Professores da rede estadual farão nova manifestação na próxima quarta-feira (17), em frente à Secretaria de Administração do Piauí, em protesto contra descontos salariais e o corte do auxílio-transporte. O ato está marcado para as 9h. A categoria não descarta nova greve geral.

O professor Landin Neto, coordenador do Grupo Dever de Classe, informou que o vale transporte da categoria foi cortado em setembro e que por isso, muitas escolas estão interrompendo as aulas espontaneamente.

“Sem o dinheiro do vale transporte o professor não tem como ir à escola. O vale para a reposição aos sábados nunca foi repassado, então os docentes estão suspendendo as aulas de reposição”, destacou Landin, ressaltando que o governo baixou um decreto determinando que quem recebe até R$ 1.850 não tem direito ao auxílio-transporte.

Ainda segundo o coordenador, o desconto nos salários estão ocorrendo para professores de 40 h/aula. “É que o governo diz que quem é 40 h/aula tem que dar pelo menos 28 aulas, mas não é. A obrigação é de 26 aulas, por isso eles estão descontando essas 2 aulas do salário”, explicou.

Seduc responde

A assessoria de imprensa da Secretaria de Educação, informou que as negociações entre o governo e a diretoria do Sindicato dos Professores estão em andamento e que o problema poderá ser solucionado amanhã, durante reunião com o secretário de Administração, Paulo Ivan, e com o secretário de Educação, Átila Lira.

A assessoria acrescentou que a proposta está sendo definida em conjunto com a classe dos professores e que será divulgada assim que for finalizada.

Por Jordana Cury

 ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo