EducaçãoGeral

Prefeito e Secretário de Educação de Esperantina apresentam a nova equipe Pedagógica do municipio

Com o objetivo de traçar propostas visando à melhoria da Educação em Esperantina, o secretário municipal de Educação, Jorge Meneses Ribeiro, realizou na última sexta-feira (11), seu primeiro Encontro entre Diretores e Coordenadores Pedagógico.

O evento foi realizado na Secretaria Municipal de Educação.

Na ocasião foi apresentada a nova equipe gestora que ficará à frente das Coordenações Pedagógicas e da direção das Escolas.

No seu discurso de apresentação, Jorge Meneses ressaltou que todos, acima de tudo, são grandes profissionais e que a meta principal da equipe é enfrentar os desafios e fazer algo diferente para vencer obstáculos em busca de uma Educação de qualidade.

Já o Prefeito Lourival Bezerra Freitas (PSDB), que também participou do encontro, disse que em tudo na vida é preciso ter fé em Deus e que está com uma boa intenção e com planejamento focado no objetivo maior de investir cada vez mais na Educação com o intuito de formar cidadãos.

O Prefeito pediu empenho e toda a dedicação aos profissionais para prestarem um bom serviço à população.

De acordo com a assessoria do novo Prefeito, o referido Encontro reuniu um número significativo de profissionais da área da Educação e superou as expectativas de seus organizadores.

Colaboração de Marcio Campus

 

31 Comentários

  1. Coitatada da educação de esperantina e principalmente do prefeito lourival, esperar mudança com essa equipe é uma piada. Esperar do nobre professor herberte, claudete, belinha, laene, conceição moura, ivana magalhaes, margarete, sara pontes, mazer lustosa, geisa peres, aurideia, desculpes os outros que não citei mas são incompetes do mesmo jeito, esperar mudanda dessa coordenação só mesmo o professor jorge e o lourival, kkkkkkkkk.

  2. E Geysha peres, será q agora trabalha? Porque mamou os 4 anos do Chico e só se dedica ao colégio Anglo e Tia Erinelda, fique de olho secretário porque aí enrola com vontade.

  3. Eu votei nesse prefeito que ai está, esperei uma mudança, mais a mudança que tivemos foi eu ser mal tratado pela equipe do Professor Jorge, tentei falar com o secretario mais fui barrado pelo o evaldo que ja veio logo com sua ignorancia, se antes tinhamos o ze americo agora temos esse tal de evaldo que é pior dez vezes mais que o ze americo. Meu amigo lourival acredito em vc, e torço pra sua adm da certo, mais vc tem que cortar esse mal que se inicia pela raiz, antes que ele cresca. ah cuidado com que vem acontecendo com os funcionarios pois eles elegem e tiram. boa sorte….

  4. Eu, queria entender o povo se colocasse a equipe do Chico estaria falando aquelas professoras antigas iqueal a seca de 15 que estão para morrer de trabalhar e aquela E lissandra que só conversa besta,agora o prefeito normeia a sua equipe, pessoas de bem novas tendo um oportunidade para mostra tambem seu trabalho o povo fico falando. PESSOAL ME RESPONDA VOÇÊS QUERIA QUE VIESSE OS DIRETORES E COORDENADORES DE FORA PORQUE A EQUIPE DO CHICO É A DO CHICO E A DO LOURIVAL É ESTAS PESSOAS DE BEM PROFESSORAS TAMBEM, SÓ NÃO TEM NA CARA A IDADE QUE AS OUTRAS TINHAM MAIS AGORA IRÃO TER UMA OPORTUNIDADE PARABÉNS LOURIVAL PELA A INOVAÇÃO E PELA EQUIPE.

  5. É o que eu tenho dito: tem gente que vai assistir o filme tropa de eleite e na hora do pega pra capar VAI PEDIR PRA SAIR.
    Na rede municipal tem muitos professores e professoras com mais preparo e experiencia docente pra desempenhar essa função, mas devem ter prometido a esse pessoal e promessa é promessa deve ser cumprida. E ainda vem mais por ai. Haaa, qual mesmo a função do Evaldo, nem mesa tem, fica escutando as conversas de todo mundo que falla com o secretário.

  6. Para contribuir com o debate:

    Alguns trechos do Artigo de Carmen Guerreiro, publicado em agosto de 2011 no portal REVISTA EDUCAÇÃO.

    Profissão: articulador escolar

    O coordenador pedagógico se consolida cada vez mais como formador, orientador de um trabalho coletivo e elo entre as pessoas, o projeto escolar e os conteúdos programáticos

    Reger a escola do século 21 não é uma tarefa para qualquer maestro. Numa época em que se rediscutem espaço, tempo, modo, sujeito e conteúdo da aprendizagem, a figura do coordenador pedagógico se destaca como articuladora e representante dessa nova forma de pensar a educação. O coordenador é hoje – ou poderia ser – o elo a unir projeto pedagógico da escola, conteúdo programático e as pessoas envolvidas no projeto – professores, gestores, pais e alunos.

    Em meio a pressões de todos os lados – dos docentes, gestores, alunos e familiares – quais seriam, então, as características que fariam do coordenador um profissional capacitado a desempenhar o papel de articulador?

    Um bom comunicador
    “Não podemos definir um perfil exato para o coordenador, pois é possível praticar a coordenação pedagógica com estilos variados. No entanto, o cuidado com as relações interpessoais tem de ser um norte a ser perseguido. As características que definem um bom coordenador talvez sejam as mesmas que caracterizam um bom professor”.

    Espaço coletivo
    Todo o trabalho do coordenador, portanto, só é possível a partir de um espaço coletivo de debate com os professores. Só a partir dessa interação a figura do coordenador pode exercer a sua principal função, a de formador que promove a reflexão contínua junto aos professores sobre a prática pedagógica.

    O dia a dia do coordenador
    E na prática, o que faz essa figura dentro da escola? Renata Cunha, da Unimep, defende em seu artigo … quem seria o responsável por mediar o coletivo docente e articular os momentos de formação. O coordenador pedagógico passa a ser considerado o interlocutor da formação docente na medida em que proporciona a reflexão sobre a prática e a superação das contradições entre o pensar e o agir”, avalia.

  7. Sem receita
    Existem experiências positivas e negativas, mas não há uma receita para o trabalho da coordenação pedagógica que garanta o sucesso do trabalho.
    Os repertórios cultural, teórico e de vivências dos docentes devem sempre ser levados em consideração. “Cada professor tem uma trajetória de formação, determinadas preferências, limitações, estilo de comunicação, postura em relação às diversas situações do cotidiano da escola. O coordenador precisa ser sensível às características de cada professor e ajudá-lo a refletir”.

    A formação do professor na escola
    A formação continuada de professores deve acontecer em vários níveis, não apenas na escola.
    Como acontece com profissionais de outras áreas, também os docentes se beneficiam com o alargamento de seu repertório cultural. É importante, também, que o professor se mantenha atualizado e informado inclusive para que os encontros de formação dentro da escola sejam mais produtivos, com mais possibilidade de troca de experiências e conhecimento.
    “A formação continuada que acontece na escola deve centrar-se naquela realidade e nas necessidades do grupo de professores. É uma formação compartilhada, centrada nas experiências e dilemas enfrentados pelos professores empenhados na superação das dificuldades identificadas”.

    FONTE: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/167/profissao-articulador-escolar-233504-1.asp

  8. Primeiramente para vc Anita, vc deve ter sido uma das coordenadoras do PT por isso fala tão mal da nova equipe. Voce mamava nas tetas do prefeito Chico e agora ficou sem nada e com muita inveja. Cuidado inveja mata e deixe o novo prefeito e a nova equipe trabalhar em paz, vc vai ver bons resultados.
    Já para vc Francisco José primeiramente volte para alfabetização para aprender a escrever corretamente, pq desse jeito concerteza nao iria ser um dos coordenadores (NUNCA), por isso, o comentário maldoso. Vc nao conhece realmente as pessoas dessa equipe, todos eles já trabalharam em algumas escolas como gestores e coordenadores e se foram escolhidos certamente pq são os melhores e vão desempenhar um bom trabalho. Para a oposição só resta se conformar..

  9. Educação competente, prescinde de professor competente e respeitado pelos colegas.
    Esta equipe é tudo que não tem.
    Quem daí junta valores que sejam exemplos pra categoria?
    Não tem um no nivel de um Profº Zé Americo, Luciana, João Batista, Aureo, Elisandra, Cristiane, Maria dos Santos, Toinha Quaresma, Conceição Albuquerque… que integraram a equipe anterior.
    Nunca vi este povo em capacitação ou eventos da educação. E olha que me esforçei pra participar da grande maioria.
    Conseguiram ressucitar e colocar em um só espaço o que há de bem ruim na nossa categoria.
    Salvo raras exceções.
    Meu Deus!

  10. A questão que se coloca imediatamente é: o que caracteriza a função de coordenador? Do ponto de vista ético, espera-se o envolvimento com a construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a formação continuada dos professores.
    Para enfrentar humilde e corajosamente esse desafio, como convém a quem assume uma atitude crítica, os coordenadores não podem deixar de considerar – e estimular – as experiências vivenciadas pelos professores, na pluralidade e na diversidade de suas práticas.

  11. Dizem que cada um tem sua ética, afirmação que discordo. Não consigo entender o argumento de direito à falta, pois em contrapartida os alunos têm direito à aula.
    Um professor realmente comprometido dificilmente faltará e caso isso aconteça, com certeza avisará a escola para que a equipe diretiva tenha tempo hábil para sua reorganização.
    Além disso, se você é assíduo no caso de uma eventualidade o seu próprio grupo se auto-organizará para garantir o direito dos alunos, de forma que todos sejam atendidos com qualidade.
    Professor que não tem compromisso com a educação dos seus alunos não deveria fazer parte de uma equipe pedagógica, da qual se espera que seja capaz de:
    • Desenvolver estratégias que comprometa os educadores da escola- professores e funcionários- nos processos de análise e diagnóstico da realidade, assim como no planejamento e na proposição de projetos para atender ás necessidades diagnosticadas e aos objetivos da escola;
    • Ter um bom relacionamento com sua equipe, e ao mesmo tempo fazer com que todos o ajudem a colocar em prática suas idéias, projetos e propostas, observando, estimulando e capacitando todos os educadores da instituição.
    • Ser visto como um aliado, um apoio e um auxílio importantíssimo na luta por uma educação de qualidade.
    • Refletir sobre a prática pedagógica docente, sobre as dificuldades no dia a dia em sala de aula, buscar ajuda, idéias alternativas para se tentar superar essas dificuldades.
    O professor que na vida profissional não pautou a sua prática com compromisso e responsabilidade não terá credibilidade nem tão pouco o apoio do corpo docente para desenvolver o trabalho.

  12. veja bem seu Francisco José, que com certeza esse não é o seu nome de verdade, vc não pode falar dessas pessoas dessa maneira, como pode dizer que são incompetentes sem ver seu trabalho? Incompetente é você, que nem sabe escrever “incompetente” e escreveu “incompetes”, vá estudar primeiro antes de sair falando mal das pessoas!

  13. E você Anita, também não deve ser seu nome de verdade, como dizer que essa é a pior equipe sem ver o trabalho dessas pessoas? Você é que tem que corrigir seus erros e parar de caluniar as pessoas, se seu candidato perdeu aceite a derrota, se você esta convicta de suas palavras mostre seu nome de verdade e assuma publicamente as coisas que você diz!

  14. De fato, alguns destes comentários são de pessoas que fizeram a gestão que se encerrou a pouco. O nível é muito baixo para não dizer vulgar. Não estou em defesa de ninguem, mas poderíamos ser bem melhores se colocassemos a empatia em nossas relações. Viver frustrado, recalcado, com inveja e não saber perder causam inumeros problemas psiquiatricos, somáticos, somatoformes. A infelicidade bate a porta e voce deixa entrar.

  15. O que está acontecendo é puro preconceito, porque antes estas vagas eram ocupadas apenas por pessoas elitizadas, de famílias tradicionais da cidade, das famílias influentes e “famosas”. Agora que pessoas simples, sem sobrenomes e parentes ricos, pessoas comuns, como a maioria das pessoas de nossa cidade, assumem esse tipo de cargo, são vítimas do preconceito de pessoas que não acreditam na igualdade de direitos, de que todos merecem uma oportunidade. Está é a verdade sobre esses ataques covardes, não passam de, como já disse antes, de puro preconceito!

  16. Quem é professor ou aluno conhece bem essa equipe e sabe que nesse grupo tem gente que nao tem competencia pra essa função, pois como docente nao mostrou essa capacidade. E escrever errado aki nao significa falta de estudo, é tática pra esconder o jogo, pois aki tudo é anonimo mesmo. Nao sei pq esse pessoal que defende a equipe está tao raivoso, as criticas nem começaram pessoal. Deixa chegar a semana pedagogica pra sentir o clima.

  17. Prof Jorge, nao leia este portal, pois ficará na duvida em quem tem razão, se os pros ou os contras. Mudar agora vai pegar mal, deixa que alguns pedem pra sair. Acho que nao ninguem pede, ou pedira, pede nada, com o tempo o povo esquece, esperantina eé terra boa.

  18. Tenho convicção do excelente trabalho da professora Geysha,fui sua aluna no Jose Nogueira e Leonardo e vi o grau de responsabilidade e dedicação que ela tem.Acredito na competencia e sei que vai desempenhar um maravilhoso trabalho.Um grande abraço.

  19. Não trabalhei cm cargo de destaque em nenhuma outra administração.Sou professora, concursada.Entra e sai prefeito e continuo desempenhando meu trabalho, mas nem por isso, posso deixar de da minha opinião.É uma equipe FRACA SIM.Na minha opinião, o professor Jorge não era, e de fato, vem se mostrando não ser a melhor escolha.Essa equipe, salvo alguns profissionais, tem gente que se formou e nunca deu uma aula, o caso da sobrinha dele, a Sara.Essa menina entende de que?

  20. Que equipe é essa?Tempos bom a educação já teve e quando teve a frente a professora Conceição.Essa sim sabe trabalhar. O trabalho dele merece reconhecimento.

  21. A todos os babões que estao a favor dessa equipe que nao tem nada haver com o papel que la estao para desenpenhar, eu digo, é a equipe mais fraca e pior escolhida da secretaria de educação de todos os tempos. Essa equipe é uma verdadeira piada e muito engraçada! O que a Sara Pontes sabe sobre coodenação de Escolas? Fernando Siqueira, que só sabe ser intelectual e querer ser mais que todo mundo! Evaldo, que nada mais sabe alem de puxar saco? Isso vai ter algum futuro? Ou melhor, algum desenvolvimento dentro da Educação?

  22. Pessoal não estou defendedo nem a do lourival e nem a do chico mais ka para nós este pessoal, ainda não se conformaro que só é mesmo 4 anos e olhe lá para a equipe do Chico passou o tempo de voçês para a do Lourival aproveite que agora é de voçês, e daqui 4 anos vai chegar a minha vezkkkkkkkkkkkkkk pode opessoal do Chico se confoma logo que Já passou aquele tempo bom.

  23. Cada vez ficando mais baixo o nivel dos comentários. Como professor só tenho a lamentar. Percebe o nível emocional de alguns!!!?? São os mesmos que deverão acolher nossos filhos na escola, perceber e respeitar o seu nivel de aprendizagem e suas dificuldades e que deverão percebê-los como sujeito em processo. Triste realidade!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo