CidadesEducaçãoGeralPolítica

Prefeito de Piripiri recebe líderes estudantis e anuncia melhorias

reuniao-com-lideres-estudantis-194314O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, recebeu, na manhã desta quarta-feira (03), em seu gabinete, liderança estudantis que encabeçam as manifestações populares no município. Assim como em todo o Brasil, o movimento cobra dos gestores soluções para problemas da administração pública, dentre outros assuntos.

Os estudantes fizeram várias indagações sobre assuntos ligados à Administração de Piripiri e o prefeito respondeu a todas, sobre diversos temas como saúde, educação, obras, entre outros. Odival Andrade parabenizou o grupo pela iniciativa e disse que as pautas levantadas pelo grupo são importantes.

Por duas horas o prefeito explanou sobre os assuntos e foi interrogado pelos estudantes. Entre os pontos levantados está a biblioteca da Casa das Letras que, segundo Odival Andrade, será ampliada a partir de janeiro do próximo ano, com aumento do acervo, melhorias nas instalações e acesso a internet.

Odival informou também que, a partir da próxima semana, será apresentado o projeto de ampliação e reforma do prédio da sede da prefeitura, que preservará a parte histórica, tombada pelo patrimônio público.

“A ideia de um Centro Administrativo, que congrega várias secretarias, é ultrapassada. Hoje, a gestão é descentralizada. Vai para perto do povo. Em vários pontos da cidade”, explica Odival, justificando o motivo pelo qual prefere ficar no atual prédio da Prefeitura.

Sobre os prédios já construídos no espaço que seria o Centro Administrativo do município, o prefeito disse que irá ocupar os prédios iniciados. Mas chamou a atenção para as irregularidades do leilão que vendeu os bens públicos municipais, entre eles o antigo prédio da prefeitura, e o uso de dinheiro do Fundeb para pagamentos de débitos da construção do Centro.

O local onde foram iniciadas as obras do Centro, segundo Odival Andrade, será ocupado com o prédio novo da SEINFRA, garagem municipal, almoxarifado, além da adaptação de prédios para a construção de duas escolas, prédio para a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.

“O local não será abandonado”, garantiu o prefeito.

Os representantes estudantis também quiseram saber sobre o orçamento participativo e foram informados de que essa prática já foi implantada no município e que todas as associações, sindicatos, assim como toda a população, está sendo convidada a participar das discussões sobre o tema.

O prefeito também esclareceu sobre as vias que serão asfaltadas na cidade e sobre a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo ele, a UPA foi inaugurada intempestivamente, sem energia elétrica, sem água, e sem os equipamentos necessários para o seu funcionamento. Além disso, já foi constatado em auditoria o desvio de finalidade da verba de construção da UPA no valor de mais de R$ 400 mil, da gestão anterior.

“Apesar disso, não estamos parados. Estamos procurando parceria com o Estado e, além disso, fomos comunicados da liberação de verba de R$ 1 milhão pelo Governo Federal para a compra de equipamentos para a UPA. Estamos nos esforçando para que a Unidade funcione e possa ser entregue à comunidade de verdade”, explicou Odival.

Segundo a estudante Natanaela Dinise, uma das líderes do movimento, foi uma conversa satisfatória e, agora, estão a par da real situação do Município.

“Foi muito proveitosa a conversa. O prefeito nos ouviu e respondeu às nossas indagações, sendo bastante coerente. Ele abriu as portas da Prefeitura para nos explicar os fatos. O movimento ficou muito feliz pela recepção no gabinete e pela disponibilidade em nos mostrar o que realmente está acontecendo no Município”, finalizou.

Fonte: Ascom

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo