Geral

Pré-candidatos participam de palestra sobre Legislação Eleitoral

Foi realizado neste sábado (17/maio) no auditório do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Esperantina – STR, uma palestra com a participação de vários advogados especialistas em Legislação Eleitoral que explanaram por mais de 02 (duas) horas sobre o assunto visando uma melhor preparação dos pré-candidatos a vereadores para as próximas eleições municipais. O evento contou com a presença de vários pré-candidatos a vereadores dos municípios de Esperantina, São João do Arraial e Campo Largo.

A advogada Suellen Vieira Soares, falou principalmente sobre o calendário eleitoral vigente e disse que a partir do dia 10 (dez) a 30 (trinta) de junho é o prazo oficial para que os partidos possam realmente fechar as suas convenções: Já a partir do dia 11 (onze) de junho, o partido deverá está fazendo o seu planejamento com relação aos seus limites de gastos; Falou também que a partir do dia 05 (cinco) de julho, o candidato a prefeito e vice-prefeito não poderá participar de inaugurações; Outro exemplo citado foi relacionado ao dia 19 (dezenove) de junho em que a data está liberada para a propaganda de rádio e TV.

O advogado Daniel Oliveira, abordou sobre a propaganda eleitoral propriamente dita e aproveitou para citar os tipos de propagandas existentes e a função de cada uma, como por exemplo: propaganda institucional, partidária, interpartidária e eleitoral; explicou ainda que continuam proibido a realização de showmicios, exposição de outdoor, uso de alto falantes, comícios e carreatas no dia da eleição.

O advogado Hamilton Júnior, explanou sobre quociente eleitoral, que é o resultado da soma do total de votos válidos em uma eleição, divididos pelo número de cadeiras em disputa em cada parlamento.

Já o advogado Carlos Eugênio, falou sobre direito eleitoral e abordou ainda sobre infidelidade partidária, bem como também o que deve ou o que não deve fazer um pré-candidato até o dia que antecede o período eleitoral.

Para o advogado Raimundo Marlon, falou que o importante da palestra foi o esclarecimento para a sociedade especialmente para os futuros candidatos no sentido das condutas que eles devem ter e ao mesmo tempo fiscalizar e evitar multas e processos judiciais, inclusive a cassação do mandato caso seja eleito.

Para a pré-candidata a vereadora professora Bernardete Rodrigues, disse que os esclarecimentos nunca são demais, principalmente no momento em que se aproxima o período eleitoral e que os candidatos devem acima de tudo saber o que pode e o que não pode dentro de um processo eleitoral.

Para o pároco Ladislau João da Silva, que participou também da palestra, disse que considera a reunião como um avanço muito grande, e isto mostra um sinal de amadurecimento bastante forte entre os políticos participantes.

O pré-candidato Edimilson Araújo disse que com certeza a palestra tirou as dúvidas de muita gente até porque a legislação eleitoral é muito complexa.

O pré-candidato a prefeito de Esperantina Francisco Antonio, agradeceu a vinda do grupo de amigos advogados que realizaram a palestra de forma voluntária para repassar alguns conhecimentos valiosos sobre a legislação eleitoral.

5 Comentários

  1. o pré-candidato edmilson e o pré-candidato chico antonio dão certo, porque é um preto na camara e o outro na prefeitura, isso que vai ser trabalho com responsabilidade com o povo de esperantina………..

  2. Até acho que o Chico Antônio é a melhor opção, pelo mesmo para mim. Cuidado com as palavras Salatiel, pois esse seu comentário foi bem racista. Quer dizer que os de outra cor/raça não dão certo nunca??

  3. Não sei de quem foi a iniciativa da palestra. Porém, foi uma oportunidade de extrema importância, não só para os pré-candidatos, como toda a sociedade civil, pois trata de assuntos complexos e bastante pertinentes, já que estamos em pleno processo eleitoral. Com mais informação, a sociedade terá mais poder de cobrança. Parabéns à equipe que patrocinou a palestra.

  4. Foi uma oportunidade muito boa para nós pré- candidatos ficarmos mais inteirados a respeito da legislação eleitoral, embora a lei ainda deixe muitas brexas para aqueles que insistem em driblar a mesma. Espero que a corrida eleitoral não seja tão desigual como as anteriores e que o povo possa escolher pessoas comprometidas e que saibam desempenhar o seu verdadeiro papel.

  5. * comentário censurado *

    Este SALATIEL deve ser alguém ligado bem por traz, colado, no Santolia, ou na frente dos Temistas ou do cara-de-pau do Zé Ivaldo. Na família dele com certeza, ou até ele, já deve ter sofrido algum tipo de discriminação para tá fazendo este tipo de comentários. Acorda Zé Mané, neste mundo que tu vive hoje, não tem lugar para preconceituosos não, idiota…Se tu tivesse nascido com a cor da pele escura e cabelos crespos tú já tinha se enforcado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo