GeralPolítica

Poluição nos rios Poti e Parnaíba será debatida na Assembleia

Marden MenezesO plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí será palco de uma audiência pública na próxima quinta, dia 04, às 15h, onde será discutida a situação dos rios Poti e Parnaíba atendendo a requerimento de autoria do deputado estadual Marden Menezes (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor.

O parlamentar alerta para o estado degradante no qual se encontram os dois rios, com registros de altos índices de poluição, chegando a receber esgoto sem tratamento em Teresina.

“O Piauí foi presenteado pela natureza com vários rios perenes, sobretudo a capital Teresina que é banhada por dois grandes rios. Mas o que temos presenciado nos últimos tempos é uma total falta de compromisso com a preservação dessa nossa importante riqueza natural. Os rios Poti e Parnaíba estão em uma situação degradante, sendo consumidos pela poluição que é mais sentida quando o leito está tomado por aguapés e canaranas, mas que infelizmente segue presente mesmo sem sinais tão visíveis. Nessa audiência pública vamos debater o que deve ser feito para solucionar esse problema”, afirmou Marden.

O debate deverá contar com a participação de membros do Governo do Estado, através de representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente capazes de detalhar as ações do poder público estadual para a preservação dos rios; da Prefeitura Municipal de Teresina, tendo em vista que a capital é apontada como a principal fonte de poluição dos rios; da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e do Instituto Federal de Educação do Piauí (Ifpi) com trabalhos acadêmicos realizados na área; além de entidades vinculadas a preservação do meio ambiente como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Rio Parnaíba (Furpa) e a Rede Ambiental do Piauí.

“Nós tivemos o cuidado de convidar os representantes de todas as entidades públicas e do terceiro setor envolvidos com a preservação dos rios Poti e Parnaíba. Isso se faz necessário para que se tenha um diagnóstico do que precisa ser feito e a partir daí possamos traçar um plano de ação em conjunto, colocando em prática todo o discurso de combate a poluição dos nossos rios. Estamos certos de que a Assembleia Legislativa é o foro apropriado para darmos início a esse processo de discussão e aperfeiçoamento permanente das nossas ações de preservação das nossas fontes de água no Piauí”, ressaltou Marden.

Por Ananias Ribeiro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo