CidadesPolítica

492 candidatos estão fora das eleições no Piauí

A menos de um  mês das eleições municipais, que serão realizadas no dia 7 de outubro, 492 candidatos estão fora das eleições e da disputa, porque tiveram suas candidaturas impugnadas pelos juízes eleitorais de seus municípios e pelos desembargadores e juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A estatística foi divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em seu boletim sobre a situação das candidaturas no Piauí. Segundo o Tribunal, três candidatos a cargos eletivos no Piauí morreram durante a disputa eleitoral.

Morreram durante a campanha eleitoral o candidato a vereador Edimundo Alves de Sousa no município de Novo Oriente pelo PDT; Gilberto Nunes de Araújo Júnior, que estava disputando o cargo de vice- prefeito do município Dirceu Arcoverde; e Rodevaldo Nunes de Sousa, que era candidato a vereador pelo PDT.

O TSE informou que foram indeferidos 330 candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador do Piauí, e 159 candidatos a prefeito renunciaram de suas candidaturas durante a campanha eleitoral.

Os candidatos renunciaram e tiveram suas candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral por causa de sua inclusão na Lei de Ficha Limpa e por causa de dupla filiação partidária.

O TSE informou que no início do processo eleitoral 10.491 candidatos se inscreveram e tiveram seus nomes aprovados pelas convenções partidárias para a disputa para Câmaras de Vereadores, Vice-prefeituras e Prefeituras.

O TRE do Piauí tem apenas 11 recursos de candidaturas indeferidas ainda pendentes de julgamento.

O TSE iniciou na quinta-feira a assinatura digital e lacração dos Sistemas Eleitorais que serão usados no primeiro turno das Eleições 2012 . O evento busca garantir a segurança e a credibilidade dos programas computacionais do pleito, mostrando ainda a transparência do processo eleitoral brasileiro.

Por Efrém Ribeiro

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo