Polícia

Polícia do PI prendeu membros da ‘Gangue do turismo’ que viaja o Brasil atrás de festas para furtar

No domingo (24/03), o Fantástico destacou a estratégia adotada pela capital do Piauí, Teresina, para rastrear e devolver aparelhos roubados.

Com uma nova abordagem investigativa, a polícia conseguiu identificar que celulares roubados no estado foram distribuídos em pelo menos 11 outros estados.

Em uma operação conjunta com a polícia do Pará, mais de 150 aparelhos foram localizados em Belém. Os agentes estavam também atrás do suposto líder da “Gangue do Turismo”, responsável por furtar celulares em festas populares pelo Brasil.

Membros da quadrilha, incluindo aqueles já detidos em Teresina, revelaram que compravam abadás para ter acesso às áreas VIPs e realizar os furtos. Além da captura dos criminosos, a polícia descobriu lojas em Belém que revendiam os aparelhos roubados, resultando na apreensão dos dispositivos e na detenção dos proprietários.

A nova estratégia de investigação adotada pelo Piauí permitiu a recuperação de mais de cinco mil celulares em oito meses. Por meio de um programa de computador desenvolvido em parceria com o Judiciário, a polícia agora pode investigar centenas ou milhares de aparelhos em uma única operação, tornando o processo mais eficiente.

Utilizando o número IMEI de cada aparelho, as autoridades podem rastrear sua localização e os usuários associados, graças à colaboração das operadoras de telefonia, que são obrigadas, por ordem judicial, a fornecer informações sobre os dispositivos roubados ou furtados.

Intimações em massa são enviadas aos proprietários dos celulares suspeitos, e aqueles que respondem ao chamado podem entregar os dispositivos voluntariamente, sem enfrentar acusações. No entanto, a polícia continua monitorando os aparelhos cujos proprietários não respondem às intimações, realizando batidas em residências e blitzes de trânsito para recuperar os celulares ilegais.

O mapeamento também identificou lojas em Teresina que compram aparelhos roubados para revenda, levando à devolução de mil aparelhos aos legítimos proprietários em um único dia, conforme mostrado pelo Fantástico.

https://www.instagram.com/reel/C469hCJgXz0/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Reportagem completa:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo