GeralPolícia

Polêmica:Membros do SINPOLPI visitaram a Delegacia de Esperantina e afirmaram terem encontrados algumas irregularidades

jornalesp 145Uma comissão formada por vários integrantes do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), comandado pelo atual Presidente da entidade, Cristiano Ribeiro, estiveram na manhã do último sábado (11), visitando a 13ª Delegacia Regional de Policia Civil da cidade de Esperantina.

De acordo com o Presidente, Cristiano Ribeiro, a comissão está percorrendo várias cidades da região norte do estado, onde está descobrindo inúmeras irregularidades nas Delegacias e Distritos Policiais espalhados por todo o estado, a exemplo da Delegacia de Policia da cidade de Esperantina.jornalesp 146

Durante entrevista a equipe de reportagem do jornalesp.com, Cristiano Ribeiro, elencou algumas irregularidades encontradas nas Delegacias, visitadas pelo estado do Piauí, que segundo ele, são inerentes ao exercício das atividades dos Agentes da Policia Civil.

Segundo o Presidente, todos os coletes dos Agentes da Polícia Civil do estado estão desde o dia 18 de abril do mês passado com o prazo de validade vencida.

Cristiano Ribeiro relatou que os Policias Civis, estão a vários meses sem receberem munições da Secretaria de Segurança Pública do estado do Piauí, o que segundo Ele, é prejudicial para o trabalho dos profissionais.

jornalesp 142Outra informação repassada pelo Presidente do SINPOLPI, é no tocante as viaturas da Policia Civil. Segundo Cristiano Ribeiro, 90% das viaturas estão sem o emplacamento e sem o licenciamento devido.jornalesp 144

“O maior exemplo desse tipo de irregularidade, é a viatura da cidade de Esperantina, que não tem sequer uma placa”, declarou o Presidente.

Outro assunto criticado pelo atual Presidente do SINPOLPI, foi relacionado a custódia do preso em Delegacia. De acordo com o nobre Presidente, a custodia de presos, não é função da Polícia Civil e sim do sistema penitenciário.

“É uma situação completamente irregular, enquanto os Agentes Civis estão fazendo a custodia dos presos, os mesmos, ficam prejudicados em exercer a sua principal função, nas Delegacias e Distritos, que é de investigar os crimes e os delitos”.

Para Cristiano Ribeiro, a situação é tão complexa no estado, que em determinados municípios a questões de usurpação e de desvios de função.

Segundo Cristiano Ribeiro, tem determinado Agente de Policia, fazendo papel de escrivão e funcionários cedido pela Prefeitura de Esperantina, também exercendo a função de “AD HOC”o que é totalmente irregular.

“Encontramos aqui na Delegacia de Esperantina, um cidadão de nome Julio Cesar Amorim que está  cedido pelo poder público e que tem até carimbo de escrivão, o que é completamente irregular”, declarou o Presidente.

Cristiano Ribeiro chegou a declarar na presença dos demais integrantes do Sindicato de que o atual Delegado do município não está cumprindo a jornada de 44 horas semanais estipulado em Lei e por isso o Sindicato vai denunciar o caso ao Ministério Público e a Corregedoria da Polícia Civil.

“Todos os atos da Delegacia de Policia tem que ser precedido pelo próprio Delegado, desde a lavratura de um BO – Boletim de Ocorrência, como também tomada de providências, a exemplo de requisição de perícia, solicitação de exame de corpo de delito, comparecer no local do crime, acompanhar o cumprimento do mandato de prisão, expedir ordem de missão aos Agentes da autoridade”, falou Cristiano.

O nobre Presidente finalizou a sua entrevista dizendo que o movimento intitulado Policia Legal “uma questão de honra” é uma busca de reestruturação da Policia Civil do estado do Piauí, em contrapartida das condições de trabalho ofertada atualmente pelo estado, que tem como finalidade de prestar um serviço de melhor qualidade a sociedade no limite da Lei.

 

2 Comentários

  1. Ei, porque não faz o TCO do Delegado ? Porque essa Lei de Transito somente é para o esperantinense fraco…. Tem que mudar muita coisa aqui em Esperantina…. Ô cidadezinha sem a verdadeira Justiça…

  2. E isso é o de menos,nós cidadão de Esperantina somos totalmente ingnorados pela policia quando estamos precisando dela,.Tive uma moto roubada no final do ano passado,registrei queixa e tudo,levei toda documentação necessaria que eles exigiram e até hoje nunca colocaram queixa de furto da minha moto no sistema da POLINTER,isso prova a total falta de responsabilidade e compromisso com a segurança de Esperantina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo