EducaçãoGeral

Planteq certifica turma de 30 alunos especiais

A Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí (Setre) certificou, na última terça-feira (30), alunos com deficiência intelectual da turma de Auxiliar Administrativo do curso do Plano Territorial de Qualificação (Planteq).O  referido programa é dedicado a executar ações de qualificação social e profissional a fim de valorizar a inserção do trabalhador piauiense no universo do trabalho.

A turma é a segunda a ser encerrada na capital. A primeira turma, cujo 25 alunos não deficientes receberam a certificação na Unidade Escolar Júlia Neves, Dirceu I, teve seu encerramento na semana passada. O arco ocupacional cursado era Mecânica de moto.

O trabalho com os alunos especiais, segundo o instrutor da turma, Francisco da Silva, foi feito de maneira lúdica, através de brincadeiras controladas, nas quais eram simuladas situações em que os alunos foram ensinados como se portar numa entrevista de emprego, como tratar um possível cliente de vendas e as mais variadas situações que são rotineiras em uma empresa.

Ainda de acordo com o instrutor, o aproveitamento do curso na turma foi total. “Não houve desistência de nenhum educando e a partir daqui, eles provam que podem exercer o cargo de auxiliar administrativo e possuem potencial para ir além”, afirma. Após o encerramento das turmas, os cadastros dos alunos são encaminhados ao Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine/PI) para que sejam intermediados.

A meta para esta etapa do programa, segundo o Direto de Qualificação, Adilson Costa, é atender aproximadamente 3.000 pessoas que estejam fora do mercado de trabalho. “Os cursos, irão possibilitar para uma grande parte dessas pessoas, uma real inserção no mercado de trabalho, além de uma participação ativa e cidadã na sociedade. Ficamos felizes em poder ofertar essa oportunidade, principalmente aos alunos especiais, que quebram rótulos, se mostram capazes e passam a ser incluídos nessa sociedade”, diz.

A solenidade de certificação ocorreu na Federação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Piauí (Apaes) e contou com representantes da Fundação de Apoio Tecnológico de Teresina (Funatec) e da Apae, parceiros do Planteq, além da coordenadora da Associação Pestalozzi, Maria das Dores e do Diretor de Qualificação da Setre, Adilson Costa.

Por Lorena Costa  ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo