CidadesGeral

Parques nacionais receberão ‘kit’ de infraestrutura e Piauí vai ficar de fora

Parque nacionalOs ministérios do Turismo e do Meio Ambiente vão financiar com R$ 10,4 milhões obras de acesso e sinalização em 16 parques nacionais em 2014. O objetivo é prepará-los para o aumento do número de visitantes durante a Copa do Mundo.

O Brasil tem nas áreas protegidas seu principal ativo turístico: o país é considerado o número 1 em atrativos naturais num ranking de competitividade em turismo do Fórum Econômico Mundial, que avalia 140 nações.

Para 2016, a ideia é ter cadeias produtivas de turismo e concessões de serviços turísticos funcionando nos parques do Estado do Rio de Janeiro, sede da Olimpíada. Em 2020, serão 69 parques nacionais brasileiros abertos à visitação.

Os parques nacionais poderiam gerar, só com visitação, pelo menos R$ 1,6 bilhão por ano, segundo estudo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Isso sem contar as cadeias produtivas dentro e em volta desses parques, cujo potencial de negócios não foi nem sequer estimado. O ecoturismo é o segmento turístico que mais cresce no mundo (entre 15% e 25% ao ano), de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT).

“Abrimos uma série de conversas com empresários, ambientalistas e governos locais para definir o plano de ação no médio prazo. Queremos ver os parques como um motivo pelos quais brasileiros e estrangeiros viajarão para as sedes do mundial”, afirmou Gastão Vieira.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reforçou a importância desse turismo para a preservação.

“Estamos identificando parques com potencial turístico, falando de turismo em grande escala, dentro de uma lógica de preservação. Porque só é possível proteger, o que se conhece”.

Com informações da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo