Geral

Larissa Maia participa de Conferência Estadual de Desenvolvimento

Teve inicio na manhã desta terça-feira (11) no auditório do Sebrae, a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Piauí, onde esteve presente, a secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia.

O evento, realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), é direcionado aos técnicos das prefeituras e secretarias. O objetivo é discutir e aprovar as proposições para a política estadual de desenvolvimento regional, além de definir as propostas e diretrizes para a etapa nacional.

De acordo com Larissa Maia, é importante que a Secretaria de Trabalho participe da Conferência por ser responsável pelo desenvolvimento regional quanto à questão do trabalho e empreendedorismo no Estado. “O trabalho é que traz segurança alimentar, garante o salário, e dá solidez para a economia. Tudo passa pela força produtiva e tudo começa e termina no trabalho. Nosso objetivo é unir forças para conseguir o desenvolvimento regional do Piauí e sua integração nacional”, diz.

Quanto ao desenvolvimento social, o secretário de Planejamento, César Fortes, acredita que está havendo uma grande revolução no Estado. “No inicio da década passada o Piauí tinha 42% da sua população extremamente pobre, o que o colocava como uma das regiões mais pobres do mundo. Hoje, com a política de transparência de renda e com uma série de inserções positivas e avanços alcançados, acredita-se que esse número diminuiu para 7% e até o final da gestão Wilson Martins, pretendemos chegar a 3%”, afirma.

Na manhã de hoje houveram painéis sobre eixos temáticos com os temas: Governança, Participação Social e Diálogo Federativo, Financiamento do Desenvolvimento Regional, Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade, e Valores do Desenvolvimento Regional. Amanhã, quarta-feira (12) serão debatidas propostas e realizada a eleição dos delegados das conferências macrorregionais e da nacional.

O encontro conta com a participação de técnicos do Governo do Estado, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Ministério da Integração Nacional (MI).

Por: Lorenna Costa]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo