CidadesGeralReligião

Jovens portugueses da GASTagus estão em Batalha

Portugueses em BatalhaA Associação Juvenil GASTagus, que existe desde 2008 enviou este ano 80 voluntários em missão durante o mês de agosto para Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Deste total, seis estão em Batalha com o objetivo de alertar e sensibilizar a juventude para a importância da dignidade da pessoa humana e para as desigualdades sociais que persistem no mundo em que vivemos.

“Estamos aqui em Batalha para dar palestras às crianças, jovens e mulheres sobre autoestima, respeito pelos direitos humanos, sexualidade e gravidez na adolescência, nutrição, álcool e drogas, associativismo, empreendedorismo e voluntariado. Queremos também chegar às zonas rurais e debater estes temas com os jovens. Estamos também a colaborar no Lar de Sant’Ana, na Ervanário Sant’Ana, no Colégio Coração de Jesus, na Pastoral da Criança e na Pastoral da Comunicação”, explica um voluntário.

Antes de saírem de Portugal, eles recebem uma preparação inicial (diversas palestras e formações sobre cidadania, empreendedorismo, voluntariado, associativismo, desigualdades sociais e direitos humanos, entre outras).

A prática do voluntariado é muito incentivada em Portugal, algo do qual estes jovens sabem bem o valor.

“Nos foi atribuído o projeto de Batalha, no Piauí, através das Irmãs da Congregação das Filhas de Sant’Ana, sobretudo devido à ajuda da Ir. Graça, que nos foi buscar diretamente a Fortaleza”, informam os visitantes.

As atividades em Batalha deverão acontecer, sobretudo, na área da saúde, educação (formação de professores; apoio escolar; dinamização de atividades de ocupação dos tempos livres; educação para a cidadania e formação multimédia).

Os jovens estão disponíveis para ajudar em qualquer área e qualquer pessoa, desde que eles sejam contactados.

“Há quatro dias que cá estamos e já nos sentimos em casa. Estamos a ser muito bem recebidos e todo mundo é muito legal. Por isso, agradecemos do fundo de todo o coração aos habitantes de Batalha”, finalizam.

Com informações do Folha de Batalha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo