CidadesGeralSociedade

Governo lança programas para garantir melhorias no Ensino Médio

Foi assinador recentimente na ultima manhã desta quarta-feira (19) o termo de cooperação técnica para melhoria do Ensino Médio entre Governo do Estado, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Unibanco.

Na ocasião, também foi feito o lançamento dos programas Ensino Médio Inovador e Jovem de Futuro, em solenidade realizada no Palácio de Karnak.

O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva, além de fazer uma apresentação cultural abrindo o evento, é uma das 74 escolas beneficiadas inicialmente com os programas que, segundo o diretor Alberto Vieira, estão mudando o jeito de ensinar da escola. “Temos diversos projetos que serão agora impulsionados com esse auxílio técnico e financeiro”, comemora o diretor.

Maila Salete, aluna do 2° ano do Cemti João Henrique de Sousa, falou da importância do apoio do poder público na aliança por uma educação melhor. “Estudo em uma escola modelo, pois os professores focam não só no conteúdo, mas na formação do aluno como um todo. O Jovem de Futuro dá o apoio necessário a outros programas, como o Cemti Saúde em nossa escola, proporcionando ao aluno a condição para que ele seja protagonista de sua própria história”, relatou a jovem.

Segundo o secretário da Educação, Átila Lira, os programas devem chegar a mais 175 escolas já agora em 2013. “Para 2014, a meta é atingir mais 222, e em 2016, atingir mais 25, totalizando 496 escolas e universalizando os programas em todas as escolas de Ensino Médio no Piauí inteiro”.

O superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, explica que a meta é beneficiar todas as escolas de Ensino Médio com a inclusão progressiva ao longo dos próximos anos. “Entre 2012 e 2017, o Projeto Jovens de Futuro estará presente em todas as escolas públicas de Ensino Médio do Piauí, contribuindo efetivamente para universalizar o acesso à educação no estado, além de melhorar a qualidade do ensino”.

Meta é aumentar em 30% os índices no Ensino Médio

Segundo Henriques, serão R$ 30 milhões investidos pelo Unibanco no Estado, 75 milhões do MEC e o maior investimento ficando por parte do Governo do Estado através da Secretaria da Educação, que trabalha com uma meta de melhorar os índices deste nível de ensino em 30% nos próximos três anos.

O governador do Estado, Wilson Martins, destacou a importância das parcerias público- privadas e afirmou que toda e qualquer ação nesse sentido é fundamental para o fortalecimento da educação. “Essa é mais uma vertente de trabalho que junto a programas como o Mais Educação, Palavra de Criança, Mais Saber, Jovem de Futuro, entre outros, contribui para que estejamos andando em passos largos para melhoria da educação no Piauí”, disse Martins.

O ProEmi e o Jovem do Futuro

O Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI foi criado como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio.

Desde fevereiro de 2012, a Seduc vem trabalhando em parceria com o Instituto Unibanco na gestão do ProEmi. Com a implantação do Projeto Jovem de Futuro já foram realizadas formações de gestores e supervisores, monitoramento e avaliação das 06 escolas que já participavam do ProEmi e mais o atendimento de 68 novas escolas, totalizando 74 escolas e mais de 36 mil alunos beneficiados com o Programa, em 40 municípios do Estado

]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo