Geral

Força-Tarefa Popular quer mais transparência na escolha do próximo Procurador Geral de Justiça

arimateiaNo próximo mês de junho haverá a eleições para a Procuradoria Geral de Justiça do Estado. A missão deste servidor público é de grande importância para a sociedade, especialmente no que diz respeito ao combate à corrupção.

Mesmo diante de relevante missão, a escolha do Procurador para chefia do Ministério Estadual Público Estadual – MPE tem sido feita sem nenhum debate com a sociedade. Cabe ao governador nomeá-lo entre os três mais votados pelos membros da entidade. Contudo, é necessário e legítimo que esta escolha seja amplamente divulgada e os concorrentes apresentem suas propostas aos contribuintes. A sociedade é a fonte do poder com a qual o governador escolhe o Procurador-Geral de Justiça. Assim, não se pode assistir inerte a uma escolha como esta. É preciso conhecer as propostas dos candidatos. Embora não podendo votar, a sociedade é quem paga tais servidores e é quem delega poder ao governador para fazer essa escolha. Portanto, tem o direito e o dever cívico de saber como será administrado o Ministério Público.

Buscando legitimar e contribuir para a transparência desse processo, a Força-Tarefa Popular, na pessoa do seu representante, o advogado Arimateia Dantas Lacerda, estará mobilizando a opinião pública no sentido de evocar os candidatos à Procuradoria-Geral de Justiça a apresentarem publicamente suas propostas e, explicitamente, seus programas de combate à corrupção, como também para reivindicar a presença do MP nas Comarcas com as condições tecnológicas, físicas e de pessoal para o desempenho de suas funções. A sociedade com um Ministério Público fraco fica a mercê da corrupção o que reflete na baixa qualidade dos serviços públicos de saúde, educação, saneamos, atendimento aos idosos, merenda escolar, etc. O fortalecimento do MP passa pelo debate com a sociedade, que lhe dará legitimidade para enfrentar as forças que retardam seu crescimento e aperfeiçoamento.

A FTP acredita que os meios de comunicação do estado darão uma grande contribuição promovendo debates e reportagens que possam retratar o perfil do futuro Procurador-Geral de Justiça do Estado para que a escolha seja feita de forma mais transparente e mais legitimada, em respeito aos direitos de cidadania.

Sugestões para [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo