CidadesGeral

Educação e emprego são prioridades para o Território dos Cocais

Secretario de Planejamento Cezar FortesO Território dos Cocais elegeu educação, agricultura familiar, fomento ao extrativismo vegetal e mineral, turismo e atenção ao polo de confecções de Piripiri como segmentos estratégicos a serem incorporados ao Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES).

O resultado foi colhido durante a realização do Fórum Piauí 2050: O futuro que a gente quer, nesta quinta-feira (24), em Piripiri. O debate reuniu representantes de sindicatos, associações, órgãos governamentais e instituições de ensino, juntamente com o secretário de Planejamento, Cezar Fortes, e a equipe da Diagonal, empresa contratada para a elaboração do PDES.

Para o secretário Cezar Fortes, o debate realizado mostra a convergência dos segmentos nos diversos territórios de desenvolvimento, resguardando as particularidades de cada região, tendo a educação como elemento estratégico consensual.

“A educação mostra-se cada vez mais importante, o que nos deixa satisfeitos. É um sentimento se espraiando em todos os fóruns, com foco em educação para o trabalho”.

O secretário analisa ainda que se antes não a educação não era apontada como prioridade em pesquisas de opinião pública, na elaboração do PDES observa-se um olhar enfático no setor.

“Há um entendimento de que somente com a educação poderemos ter um desenvolvimento efetivo, sustentável, com maiores investimentos para a área, para a qualificação de mão de obra, voltado para o setor produtivo”.

A vice-diretora da Universidade Estadual do Piauí, Adriana Lopes, também concorda que a educação é o elo entre todas as políticas públicas e o próprio desenvolvimento.

“Não podemos pensar em desenvolvimento sem antes lançar estratégias para a educação, seja no próprio ensino, na pesquisa e na extensão”, analisa.

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, falou da importância, na elaboração do PDES, em ouvir a sociedade.

“Não podemos pensar no futuro do Piauí sem ouvir dos piauienses qual o futuro que se quer e para onde queremos ir, daí a importância de elencar as nossas prioridades, as do nosso território e de nosso município”.

A próxima edição do Fórum Piauí 2050: O futuro que a gente quer ocorrerá no dia 7 de novembro, em Picos.

Ccom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo