GeralPolícia

Exclusivo: Rebelião em Esperantina termina com um saldo de um morto e três feridos; Confira as imagens

A rebelião dos detentos da Penitenciária Regional Luis Gonzaga Rebêlo, da cidade de Esperantina, que teve inicio por volta das 13h30min de hoje (16) e   terminou precisamente as 18:00 horas, acabou provocando a morte  violenta de um presidiário e deixou  três outros gravemente   feridos.De acordo com informações, prestada pelo comandante da Força Tática, no municipio, capitão Luis Gonzaga Albuquerque, o detento  Francisco Pereira Alves Neto, que é natural da cidade de Barras e que cumpria pena pela pratica de estupro e roubo, foi assassinado friamente com pedaços de vergalhões pelos próprios companheiros de presidio. Já os demais detentos feridos no motim são os elementos, Raimundo Nonato, conhecido popularmente no mundo do crime como, Neguinho do Padre, Kleiton  e Jojô, sendo que este último teve que ser transferido as pressas para o Hospital de Urgências de Teresina, enquanto, que Neguinho do Padre e Kleiton,  que foram baleados na região das pernas quando tentavam empreender fuga, foram médicados no próprio Hospital Regional de Esperantina.

Luis Albuquerque explicou que do total de todos os presos que se encontravam amotinados, 22 (vinte e dois), foram transferidos no inicio da noite para a Penitenciária Mista de Parnaiba, 30 (Trinta), tiveram que serem transferidos para uma Penitenciaria da capital e 60 (sessenta), vão permanecer na própria Penitenciária da cidade de Esperantina.

Segundo o comandante, as negociações com os rebelados foram feitas com a participação de várias autoridades, entre elas: o Juiz de Direito do Fórum Desembarcador Walter Carvalho Miranda, Dr. Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos, advogados, representando a OAB-PI, bem como também, o  diretor de presídios da SEJUS, Ancelmo Portela.

O comandante da Força Tática, relatou ainda, que a rebelião contou com a participação de  mais de cem detentos e que tudo  começou logo após o almoço e no momento da troca de turnos dos Agentes penitenciários.      

Vale ressaltar que dezenas de populares e  alguns familiares dos detentos permaneceram nas imediações da referida Penitenciária aguardando informações a respeito dos amotinados.

Luis Albuquerque informou, que além da participação do Grupo da Força Tática do municipio, estiveram participando também da contenção da  rebelião, alguns  policiais do RONE e do GATE, sediados na capital Teresina, além do apoio do GEO e dos homens da Policia Civil de Esperantina.

Outra informação repassada pelo competente comandante, é sobre a vinda de uma equipe de peritos da capital para a realização do exame cadavérico no detento assassinado pelos próprios colegas amotinados.

Veja nota da Secretaria Estadual de Justiça sobre a rebelião:

NOTA À IMPRENSA No inicio da tarde desta terça-feira (16), os internos de 2 (dois) pavilhões da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina se amotinaram, oportunidade em que atearam fogo em colchões, agrediram companheiros de pavilhão, onde dois detentos foram mortos e dois feridos encaminhados para atendimento em unidade de saúde do município. Os amotinados reivindicavam o excesso de prazo das prisões provisórias e a cerca dos novos procedimentos disciplinares implantados pela Secretaria da Justiça, nos moldes aplicados pelo Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN. A administração prisional de imediato comunicou e solicitou ao juiz da comarca sua presença, vez que uma das pautas de reivindicação se dizia respeito ao excesso de prazo de prisões provisórias, que chega a 90% da massa carcerária do presídio. Tendo o juiz Marcus Klinger se comprometido a passar a atender diariamente na própria unidade penal a partir das 12 horas, objetivando agilizar a instrução processual. A Secretaria da Justiça vai manter a metodologia disciplinar do DEPEN e embora a situação já se encontre contornada, vai transferir 53 internos para outras unidades prisionais do Estado. Teresina, 16 de outubro de 2012

SECRETARIA ESTADUAL DE JUSTIÇA

Confira alguns registros da rebelião, abaixo: [nggallery id=1618] Colaboração: Paulo Melo, Clenilton Gomes e Jardel (Fantasmão)  ]]>

Um Comentário

  1. Fiquei espantada ao chegar em frente a Penitenciaria e ver varias pessoas em busca de informações de seus familiares e/ou amigos,e nada era informado. Só era possível ouvir gritos vindo dos detentos e muita fumaça, fiquei triste ao ver uma mãe em desespero, gritando por noticias de seu filho,e uma irmã que tem seu irmão doente lá dentro,todos sem noticias. E agora fica uma pergunta,(e já uma afirmação): Todos os detentos vão pagar,sendo transferidos para outros presídios, ficando agora mas difícil para as famílias de baixa renda irem ver seus familiares, estar preso já é ruim,e agora vai ficar uma situação mais complicada para muitas famílias. ????

  2. Esperantinenses…lembrai-vos: quem trouxe essa “Universidade do Crime” para nossa querida Princesa do Longá foram os The….saudades da nossa terrinha calma de outrora, onde os únicos “delitos” que aconteciam eram os roubos de galinha no sábado de aleluia. Aos sempre presentes puxa sacos dos The eu torno a perguntar: Quem ama Esperantina realmente traria uma Penintenciária para nossa cidade?

  3. A Noruega reabilita 80%, dos seus presos, retornando para sociedade, como seria bom que nossos governantes copiassem esses modelos, lá não existem prisões como aqui, ‘jaulas’, o sistema é totalmente diferente o preso vive numa condição de se recuperar muito grande, não existindo o cárcere e o confinamento como no Brasil, são áreas muito grande como fazendas, o preso trabalha, só que nosso sistema prisional está muito longe de chegar a esse ponto, esses presos custam até mais caro para a sociedade do que modelos sofisticados de recuperação, o que falta mesmo é boa vontade de nosso governantes, mais com certeza nosso País sofre e perde muito mais com esses sistemas arcaico e atrasado de recuperação e reabilitação de presos.

  4. O comentarista de número 03 (Paulo Villanova), estar coberto de razão. Esperantina estar mesmo é precisando de obras tipo: escolas, educação, serviço social, esporte, saúde, etc…

  5. Marcelo e Paulo vilanova,as unicas obras de importante q tem na nossa esperantina foi os THE q trouxeram(cais,estrada de esp p cachoeira do urubu,estrada pra joaquim pires,e muitas outras) e vcs nao ver essas obras né..isso só pode ser inveja pq o candidato de vcs nao trazem nada pra ca.vcs deveriam era agradecer em ter deputados competentes como eles em nossa querida esperantina..

  6. Marcelo se nao existisse a penitenciaria a maioria dos presos estariam superlotando a delegacia e la mesmo poderia ter rebeliao!!!Teresina tem penitenciaria, Floriano tambem, Bom Jesus, Altos, Parnaiba e agora quer botar culpa em politico em rebelião!!!Quem morreu foi bandido e nunca ouvi dizer q algum preso desta penitenciaria fez algum mal para um esperantinense!!!Temos é q esquecer eleição pois ja acabou!!!Ninguem ta mais atras d voto e sim de trabalho agora e s temos deputados de esperantina eles são importantes!!!Agora porq vc não comenta q o ginasio do cais foi o deputado Marlos Sampaio q trouxe!!!!!Vamos é ajudar e torcer para q o novo prefeito Lourival administre bem nossa cidade!!!

  7. Desde quando o Dep Marlos tem algo a ver com essa penitenciaria!!!Marlos Sampaio não é The Filho!!!!E ninguem pode ser culpado de uma rebelião a nao ser os proprios presos!Eta genge do pt q ate agora nao engoliu e degustou a derrota

  8. É LÓGICO QUE OS POLÍTICOS TAMBÉM TEM CULPA NA REBELIÃO, NA VERDADE OS POLÍTICOS SÃO OS QUE TEM MAIS CULPA.
    QUEM DESVIA VERBAS DAS ESCOLAS, DOS HOSPITAIS E DE TUDO EM QUANTO SÃO OS POLÍTICOS, SÃO ELES QUE TIRAM AS OPORTUNIDADES DO CIDADÃO TER UM FUTURO DECENTE, SÃO ELES QUE LUCRAM COM AS REFORMAS SUPERFATURADAS NOS PRESÍDIOS, PRA ELES O MOTIM É LUCRATIVO.
    O SANGUE QUE ESPIRRA NAS RUAS E NAS CADEIAS É CULPA DOS POLÍTICOS CRETINOS SIM, ELES CAUSAM MUITO MAIS ESTRAGOS NA SOCIEDADE DO QUE QUALQUER DETENTO DESSES ENVOLVIDOS NA REBELIÃO.
    ” ME PREFEREM DE CALÇA BEGE RECLUSO, MESMO 16 VEZES MAIS CARO QUE EDUCAR UM ALUNO. FC ”

  9. Meu povo q absurdo é esse?
    Isso não é chat pra ficarmos nessa troca de msgs,
    estamos falando de uma REBELIÃO,
    Já pararam pra pensar no desespero das familias q tem seus entes queridos presos?
    Vão ficar é falando de quem trouxe penitenciaria pra Esperantina, agora eu pergunto,(PRA VOCÊS Q ACHAM ERRADO Q TENHA PENITENCIARIA AQUI)
    Vcs estão livres de terem familiares ou amigos presos?
    O q vocês achariam de ter q ir visitar um parente/amigo lá em Teresina, Parnaíba, São Raimundo Nonato ou outros lugares mas distante.
    então vamos parar de egoismo, e pedir a Deus por esses detentos, e pelas famílias de todos eles, q estão sofrendo.
    E acreditem na regeneração do ser humano,
    todos nós erramos, uns com erros maiores, mas TODOS nós merecemos, uma segunda , terceira, quarta,quantas chances forem.
    ao invés de criticas ou ate mesmo julgamentos, vamos interceder a Deus por eles.
    espero q leiam isso e pensem melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo