Arte e CulturaGeralReligiãoSociedade

Confira a biografia do Padre Ladislau feita pelo historiador Chico Museu de Esperantina

O historiador esperantinense Chico Museu publicou em seu blog (chicomuseu.com) a biografia de uma das mais importantes figuras no meio popular da história de Esperantina, o   reverendo Padre Ladislau João da Silva.

Confira na íntegra a biografia do Padre Ladislau feita por Chico Museu:

-Filho de lavradores, da Comunidade Sossego, município de Lagoa do São Francisco-PI, nasceu no dia 27 de junho de 1948, é Teólogo e Filósofo. filho de Maria da Silva Barros. ( In-memoriam)

-Como jovem pobre lutou muito para concretizar seu ideal rumo ao sacerdócio ministerial.

-Serviu ao povo de Esperantina por 23 anos, fazendo um trabalho pastoral ligado à realidade concreta do povo explorado, surgindo assim, muitos conflitos sociais e muitas vitórias também. Em Esperantina e região se empenhou corajosamente pela reforma agrária, tendo sido agredido fisicamente e moralmente.

-Foi assessor da PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular). Acompanhou e estimulou Francisca Trindade na sua militância eclesial, nos movimentos populares e na vida política.

-Para desenvolver uma ponte de solidariedade fundou e organizou a nível internacional especialmente Alemanha, um Círculo de Amigos para apoiar os trabalhos e promoção social em Esperantina.

-Foi um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra do Piauí, onde fez parte da coordenação e se engajou no setor de combate ao trabalho escravo.

-Em 2002 foi candidato a deputado estadual, obtendo 12 mil votos, conquistou a 3ª suplência.

No ano de 2010 foi candidato a deputado estadual, obteve muitos votos, mas não foi eleito.

-Em março de 2003 assumiu a Superintendência Regional do INCRA (Instituto de Colonização e Reforma Agrária).

-Na sua gestão no INCRA, em 2005, o Piauí se destacou em 1º lugar no Brasil no avanço de reforma agrária. Foram resolvidos os conflitos agrários históricos do Piauí.

-Estimulou e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores em Esperantina, tornando-se assim, o berço do PT no Piauí. Ladislau foi para a cidade de Esperantina, um grande construtor da história política e cultural.

Com informações do blog do Chico Museu.com

 

4 Comentários

  1. Ele não era um homem isolado,havia interação entre ele e o povo esperantinense.Como bem falou o nobre Chico Museu” Ele serviu o povo de Esperantina por 23 anos.” ELE SERVIU que sirva de exemplo para todos nós esperantinense.

  2. Em toda a humanidade existe o lado bom ou ruim das pessoas. É claro que Pe.Ladislau errou, como todo ser humano erra, mas no entanto fez aquilo que as vezes muitos esperantinensses não fizeram e nem ao menos fazem. O que o Chico Museu escreveu foi aquilo que realmente expressa a vida do nosso querido Pe.Ladislau. Lutar por aqueles que não tiverem nada, não é para todos, e sim por uma minoria. Realmente muitos esperantinenses não reconhecem o que os “alguns” fazem, mas quando erram são os primeiros a atirarem a pedra, que as vezes deviam ser jaga sobre si. Digo isso não por ser seminarista, mas digo o que vejo e o que foi construido por ele e algumas pessoas que acreditam em seu ideias que o mesmo que Deus propõem para cada filho seu. Estamos longe de ver o que foi plantada e somos cegos para o que foi colhido. Somos as vezes ingratos para com aqueles que nos ajuda. Temos o exemplo do Filho de Deus, que se dou na cruz por cada de um de nós, e a ingraditão rodeia o mundo em um estilo relampago. Sou de Esperantina, filho desta terra, e observo que esta faltando o reconhecimento da nossa parte para com aqueles que de certa forma doam sua vida em prol do mais necessitados.

  3. Padre como este nunca mais Esperantina vai ter digo e não tenho medo. Padre Lasdilau sabia valorizar os paroquianos.
    Padre que tinha a juventude ao seu lado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo