CidadesGeral

Concurso leiteiro reúne produtores da região norte do Estado

unnamedHá 26 anos, o município de São José do Divino, cidade há 226 km de Teresina, realiza a Festa do Leite para reunir produtores da região. O município está entre os três maiores produtores de Leite do Piauí. No levantamento da Produção da Pecuária Municipal do IBGE de 2012, a cidade aparecia como a segunda maior produtora, ficando atrás apenas de Parnaíba.

O evento deste ano tem uma programação que inclui concurso leiteiro, exposições de animais e produtos, capacitações, cursos e palestras, festival gastronômico e feira artesanal.unnamed12

unnamed13O ponto alto da Festa é o concurso leiteiro que reúne os criadores da região e todos os anos supera a média de litros de leite por animal, que pode chegar até a 42 litros em um dia. O concurso deste ano reúne 32 criadores que concorrem em duas categorias. Cada produtor concorre com uma novilha e uma vaca. Além de bovinos, há ainda o concurso leiteiro de cabras.

Na primeira ordenha, no primeiro dia de evento, já se pode verificar que a disputa será dura. Há animais que chegam a produzir em uma única ordenha 22kg de leite, que corresponde a praticamente a 22 litros. Todos os dias são realizadas duas ordenhas, uma às 6h da manhã e outra às 17h.

Para o engenheiro agrônomo José Bompet Pires, o concurso revela animais de grande rendimento, pois a média de produção das vacas na região norte é na faixa de 16 litros de leite.

Bompet também representa um grande laticínio da cidade de Parnaíba. A empresa que ele trabalha mantém na cidade de São José do Divino tanques de resfriamento para receber o leite dos produtores. De dois em dois dias os caminhões recolhem na faixa de seis mil litros de leite.

Ao todo, cinco empresas compram o leite produzido na cidade, três de Teresina e duas de Parnaíba.

“Levando como base o volume de leite comprado por nós e pelos outros laticínios, nos leva a crer que o município produz mais de 15 mil litros de leite por dia”, calcula o engenheiro.

Segundo o consultor do SEBRAE de Piripiri e coordenador do concurso, Patrócollo Silveira, as ordenhas são realizadas no horário de costume que os produtores tiram leite dos animais em suas propriedades.

“Além disso, é um horário que não estressa os animais”, complementa.

Segundo o coordenador do concurso, depois de cada ordenha, o leite é pesado na presença dos criadores.

“Nós reunimos a pesagem de cada ordenha. Ao final das cinco, é feita uma média e os três primeiros colocados em cada categoria recebem premiação em dinheiro”, acrescenta.

Ao todo serão distribuídos 12 mil reais em prêmios aos produtores que participam do concurso.

Por Aleidiano Sabino

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo