Geral

CANDIDATOS eleitos poderão não ser diplomados em Esperantina

De acordo com o Promotor Eleitoral, da 41ª Zona, Dr. Sérgio Reis Coelho, alguns candidatos eleitos nas eleições municipais de 2012 no município de Esperantina, poderão não ser diplomados em função dos mesmos terem sido flagrados comprando votos, configurando assim, crime eleitoral de captação ilícita e sufrágio que na sua desobediência à lei, é punível com multa e cassação do registro ou do diploma, desde que comprovado o fato.

A comprovação é do ato em si, e não da gravidade do fato ou da capacidade de influenciar no resultado do pleito.

Na noite que antecedeu o dia 07 de outubro, dia da votação, alguns candidatos foram flagrado com uma grande quantia de dinheiro em espécie, juntamente com santinhos. O crime foi considerado como “Boca de Urna” e que todos os procedimentos legais foram adotados em conformidade com a Lei Eleitoral, conforme a Polícia Civil de Esperantina.

Vale ressaltar que outros candidatos foram flagrados supostamente comprando votos, por adversários políticos, nos quais já prometeram entrar com uma ação de cassação, seguidos de suas possíveis provas. É importante também destacar que haverá uma possibilidade de candidatos ter seus registros cassados por infidelidade partidária, haja vista que, os mesmo teriam aderido à campanha de um partido adversário sem o consentimento de seu partido de origem.

O nobre promotor, Sergio Reis Coelho, chegou a declarar durante uma entrevista à uma emissora de rádio local que o Ministério Público vai rever caso por caso.

“O Ministério Público Eleitoral vai agir dentro da Lei, em todos os casos de crimes eleitorais no município e que alguns candidatos poderão não ser diplomados ou ter seus registros cassados”.

Colaboração: Kleber Oliveira

 ]]>

Um Comentário

  1. Deveria existir uma lei em que todos os candidatos que fossem
    flagrados comprando voto deveriam ser banidos da politica.
    Nunca elegeremos o melhor candidato e sim o que tiver mais
    dinheiro para comprar o povo. Onde fica a cidadania?????
    SINTO VERGONHA DOS NOSSOS JOVENS…

  2. So o que tinha, na minha casa foi um Dr. Marquim me oferecendo 40,00 pra votar nele e no lourival e ele tava do lado do chico antonio. Fiquei sem entender!

  3. Se ajustiça fou ser justa,tem que anular tudo que condiz a este pleito politico em Esperantina e começar tudo novamente,pois não foi só o candidato A ou B foi o alfabeto todoooooooooooo.Mas quem corrompe o candidato são muitos dos eleitores mesmo, com a mania de pedir,que tristeza!

  4. ESSA REPORTAGEM DEDICO AO PARTIDO QUE “GANHOU” ESSA ELEIÇÃO DE ESPERANTINA!!! SOU UMA JOVEM ESPERANTINENSE , MAS ESTOU COM VERGONHA DE ALGUNS JOVENS DAQUI!! AFF.

  5. Esses candidatos a vereador que foram “detidos” e eleitos, é inadimissível que os mesmos sejam diplomados, uma vez que, foram pegos comprando voto, já é prova suficiente para cassar o registro de candidatura… não pode ficar em pune, tem que se fazer justiça!

  6. so quem perde é a cidade, vamos ver o q o promotor vai fazer , pq so um cego nao viu o derramamento de dinheiro e compra de voto
    mais que vergonha para esses eleitores ficar se vendendo e pegando pressao por causa de r$100,00 até promissoria assinava para garantir o voto

  7. Nesses casos de crime eleitoral o promotor esta muito certo e cumprindo suas obrigações, mas por outro o que presenciei em Esperantina no final de semana da eleição foi como se tivessemos no tempo da ditadura militar e até um certo terrorismo daquele que também tem a obrigação de manter a ordem e a paz no município, onde ja se viu em pleno seculo XXI um cidadão ser abordado na rua pelo promotor de justiça e ser perguntado o que esta fazendo na rua e mandado ir para casa? que se for visto mais uma vez vai para delegacia, sem dialogo, sem usar a principal arma do cidadão independente se ele estudou ou não que é ter educação e tratar bem os outros. E onde fica o direito constitucional de ir e vir do cidadão, muitas pessoas estão com este mesmo sentimento e sabemos que atitudes como esta não acrecenta em nada o bem estar de um povo para viver em sociedade. por isso que Ja ouvi muitos dizendo: alguns promotores pensam que são Deus e outros tem certeza.

  8. Tomara! Quem não sabe que Calmir e Nonato Laranja estavam comprando votos para ele e pro LOURIVAL. TEM QUE HAVER PUNIÇÃO! HOJE MESMO ESTOU FAZENDO MINHA DENÚNCIA JUNTO AO TRE – PI E MP

  9. Pelo, promotor tudo bem, mais um fato que muito me assustou, foi um bando de cara encapuzado e de capacete todos de jaqueta e motorizado, intimidando, todo o pessoal da zona rural de Esperantina, um esquema tatico organizado, para vigilia e compra de votos, a Justiça deverá ser feita, e cumprida, esperantina ficou parecendo que estava de luto depois de passado as eleições, todo mundo desconfiado, abismado de certa forma, pois tereiam vendido e entregue nossa cidade na mão de pessoas que sinplesmente controlam o grande monopolio em Esperantina “AGIOTAS”, que rola asolta por nossa Esperantina, ME SINTO ENVERGONHADO COM TÃO POUCO VALOR, QUE A POPULAÇÃO ENTREGUA UM MUNICIPIO INTEIRO DE SONHOS. ”
    LUTO POR ESPERANTINA”

  10. Boa noite!
    O município de Belo Campo- BA foi vítima do atual prefeito que é candidato a reeleição comprando votos como se estivesse em uma feira livre. Esse mesmo prefeito foi flagrado comprado votos pela promotora. Todas as provas foram encaminhadas para para o TRE. Depois da eleição o dito reeleito deu uma entrevista na rádio comunitária de Belo Campo e disse no final da entrevista: vocês vão ter que me engolir. A maioria da população se sentiu humilhada, pois o mesmo teve pouco mais de 40% dos votos e havia três candidatos na disputa, o número de abstenção chegou a 30%. Eleitores que simpatizam com ele afirma que o mesmo tem costas quentes perante a justiça e que ninguém tira ele de lá.
    Espero sinceramente que a justiça faça valer a lei da ficha limpa. Nós estamos sendo subjugados por um tirano.
    Agradeço pela oportunidade.

  11. Eita promotor espero que venha fazer mesmo justiça todo mundo ta sabendo do escândalo que esta acontecendo em Esperantina em relação a igreja da quele pastor George o cara ganhou 10,000 e vendeu os votos dos crentes da igreja dele para o vereador joão de deus e agora o cara pegou o dinheiro e jogou os pés na igreja acho é bom para os crentes não ficarem se iludindo com estes pastores…
    sou catolico e pelo menos nunca vi este tipo de escandalo na igreja catolica por isso não mudo..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo