Geral

Câmara de Esperantina aprova projeto que dispõe sobre a Criação do PROCON Municipal

Vereador RegysA Câmara Municipal de vereadores de Esperantina aprovou por unanimidade em duas sessões, o Projeto de Lei nº 08/2013 de autoria do vereador Regys Sampaio que autoriza a Prefeitura de Esperantina a dispor sobre a organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor.

Institui a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON); a Comissão Municipal Permanente de Normatização; o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e o Fundo Municipal dos Direitos Difusos.

O Procon Municipal tem como objetivo principal orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo.

De acordo com a proposta, o órgão terá a seguinte estrutura organizacional: Coordenadoria Executiva; Serviço de Atendimento ao Consumidor; Serviço de Fiscalização; Serviço de Assessoria Jurídica; Serviço de Apoio Administrativo; Serviço de Educação ao Consumidor.

O Presente Projeto abrange vasto campo de providências jurídicas, de forma sistematizada que dá uma versão atual e operacional dos princípios da ordem econômica e financeira estabelecida pela Constituição Federal.

“O PROCON é um importante instrumento para a garantia dos direitos de cidadania e contribui para um desenvolvimento sócio-econômico moderno e justo”, destacou o vereador Regys Sampaio.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município, o prefeito terá 30 (trinta) dias úteis a contar da data do recebimento para sancionar ou vetar o referido projeto.

Se depois desse prazo o gestor não sancionar a lei, cabe ao Presidente da Câmara sancionar a proposição e terá 30 (trinta) dias corridos para fazer a publicação da lei no Diário Oficial dos Municípios.

Por Ricardo Melo

2 Comentários

  1. Admiro muito o trabalho do Dr. Regys, mas acredito que ele já sabia que o governo federal disponibilizou verba para implantação do PROCON nos municípios de todo o Brasil através do Ministério da Educação e, se eu não tiver enganado, das cidades. É bom deixar claro para que a população não acredite que tal projeto tenha nascido da cabeça de um vereador de Esperantina mas do governo federal e a única exigência é que os municípios apoiem com estrutura! Tenho o espelho para comprovar!

  2. Concordo com vc Arnaldo. Aliás o vereador Régys tem usado muito dessa tática de querer amputar a si, a autoria de projetos e obras de outrem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo