CidadesGeralPolícia

Batalha será vigiada 24 horas por dia por câmeras de segurança

central de monitoramentoA partir da primeira semana do mês de fevereiro, a cidade de Batalha (PI) será vigiada 24 hortas por câmeras de videomonitoramento, uma espécie de Guardião Eletrônico.

A Central de Gerenciamento funcionará numa das salas do prédio da delegacia, onde militares poderão observar as imagens de todas as câmeras, através de uma mesa controladora.

De acordo com comandante do GPM do município, Sargento Machado, foram instaladas 06 câmeras nas entradas e saídas da cidade. Também foram colocados equipamentos nas Praças da Matriz e José Ribeiro Fontenele (Sapucaeira). O equipamento é similar ao de Teresina.

“Cada câmera faz um giro de 360 graus horizontal e 240 na vertical, com alcance de 600 metros em alta precisão e vão ajudar muito na manutenção da segurança em dois aspectos, tanto inibindo a ação dos criminosos nessas localidades, quanto auxiliando na identificação dos mesmos, depois que cometerem algum delito, já que a polícia não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo”, destaca Machado.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos oriundos de multas aplicadas pela apreensão de veículos irregulares ou outra infração de trânsito, por exemplo, a não utilização do capacete.

“Eu procurei na época o juiz da cidade Dr. Luiz de Moura que achou viável a idéia. Todas as motos que eram apreendidas na cidade com motociclistas sem o capacete, e sem habilitação, os proprietários respondiam um TCO, e o dinheiro era revestido para uma instituição que comprou os equipamentos e fez a doação para polícia”, explica o PM.

“O primeiro projeto previa 18 câmeras, mas por falta de recursos só foram instaladas 06. Os comerciantes que desejarem adquirir o equipamento e ceder a polícia, nós recebemos de bom grado”, finaliza Machado .

Ele estará em Teresina nesta quarta-feira (29) para treinamento, vai aprender a gravar e salvar imagens e a operar o sistema.

Ano passado a Prefeitura de Batalha firmou convênio com a Polícia Militar no valor 6 mil reais por mês. Parte destes recursos será usado para despesas de manutenção do equipamento.

O sistema vai ajudar a identificar pessoas que entram e saem da cidade para praticar assaltos e roubos, como o que houve nos Correios de Batalha, como também acidentes no trânsito.

Com informações do Folha de Batalha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo