CidadesGeral

Barras tem potencial para o turismo rural e ecológico

barrasO turismo rural e ecológico é uma categoria de turismo que ultimamente tem se destacado como uma atividade bastante atraente em termos de geração de renda. O interessante desse tipo de turismo é que os investimentos para implementá-los, em alguns casos, não são muito altos.

O requisito essencial para o desenvolvimento do turismo rural e ecológico é a existência de belas paisagens e o cuidado com o embelezamento local, bem como a produção de produtos diferenciados, sejam artesanais ou naturais.

Esse turismo representa um grande potencial de desenvolvimento para as pequenas cidades, como as que compõe a região de Barras. O simples fornecimento de serviços como pousadas, pesque-pagues, cavalgadas, entre outros, são atrativos para os turistas e abrem possibilidades de geração de renda, que vão desde a venda de produtos da indústria caseira, tais como: geléias, doces, sucos, embutidos, queijo etc., até artesanato.

Planejar a propriedade e a paisagem é o primeiro passo para o início de um empreendimento que deseje trabalhar com o turismo rural. O que é agradável aos olhos produz sensações de bem estar – e é este bem estar com qualidade de vida que a maior parte dos adeptos ao turismo rural e ecológico procuram.

Nas condições atuais, principalmente nas grandes cidades, tem-se observado uma elevação no nível de stress da população, e são vários os fatores que contribuem para este mal da civilização moderna. Podemos exemplificar problemas como: congestionamentos no trânsito, violência, insegurança das pessoas, poluição, entre outros. Assim, é fácil entendermos porque as pessoas das grandes cidades se encantam com coisas simples do meio rural, e isto tudo se resume em: tranqüilidade, bem estar, segurança, qualidade de vida, um bom bate-papo com novos amigos, entretenimento e lazer.

Os proprietários rurais das pequenas comunidades e municípios precisam acreditar um pouco mais que essa atividade tem um grande potencial. Uma vez quebrada essa barreira, as cidades que ainda cultivam a área agrícolas, caso de Barras, terão grandes chances de tornar o turismo rural em um forte atrativo para visitantes.

Tudo pode começar com o embelezamento da paisagem local na propriedade. Uma das melhores formas é plantar pequenos arbustos e flores ao longo dos caminhos e estradas, além do plantio de árvores que possuem exuberantes florações, ou até mesmo adaptar as existentes.

Barras tem uma zona rural rica em grandes casarões, muitos deles fazem parte da história da cidade, além de conter muitos cursos de água que podem ser aproveitados para encantar mais ainda aos turistas que estão sempre dispostos a novas aventuras.

Outro potencial são os remanescentes florestais da propriedade, com suas nascentes, riachos, olhos d’águas. Cada lugar pode ser valorizado com a implantação de trilhas ecológicas. A casa da propriedade também pode ser adaptada de forma simples para receber os visitantes, sendo que um outro atrativo muito forte é exatamente a boa comida caseira feita na roça.

É necessário um estudo para diagnosticar o grau das potencialidades do turismo rural em Barras, no entanto ficam evidentes as chances da zona rural da cidade se tornar um atrativo e entrar de vez na industria que mais cresce no mundo.

Casarões como a sede da Fazenda Esperança, Boca da Mata, São Francisco, Barreiros, São José e muitas outras carregam um passado cheio de significados e poderiam se tornar de longe um refúgio para turistas que procuram sossego e que vislumbram no turismo rural essa oportunidade.

TURISMO ECOLÓGICO E DE AVENTURAS

Várias Cachoeiras e pequenas quedas de águas são encontradas no Rio Longá e Marataoan, além de um sítio arqueológico ainda não explorado que completam o cenário do turismo ecológico e de aventuras aliados ao rural. Nessa rota temos o sítio Tamboril, na região do Povoado Lagoa de Lages, um local enigmático com inscrições rupestres, cavernas e pedras com formas diversas, que se bem explorado poderia se tornar uma fonte de renda, e ainda contribuiria para a preservação do local.

Ao longo do curso do Rio Longá em solo barrense encontramos diversas cachoeiras, como a das Mangabeiras, Lapa, Lages, dentre muitas que são um espetáculo a parte. Sua pedras moldadas ao longo de milhares anos pela força das águas criam formas que mexem com o nosso imaginário.

A mais famosa dessas quedas de água é a Cachoeira da Lapa. Um lugar exuberante, que ainda mantém alguns traços de preservação, no entanto o desmatamento coloca em risco a fauna e flora daquele lugar. Se conservado, explorado de maneira correta renderia um bom fluxo de turistas, no entanto não esta sendo.

Com informações do A Grande Barras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo