GeralPolíciaSociedade

Autoridades municipais e do estado participaram em Esperantina da audiência pública sobre segurança no município

pageFoi realizado na manhã da última terça-feira (07/04), no plenário da Câmara de Vereadores, José Sales Dias, na cidade de Esperantina, uma importante audiência, para tratar sobre segurança pública no município.

Com o tema: “Segurança é responsabilidade de todos”, o evento contou com a participação de diversos setores da sociedade local.P1050218

Estiveram participando da audiência pública, integrantes do poder legislativo municipal, poder executivo, comerciantes, representantes do poder judiciário e dezenas de populares.

P1050221P1050225P1050237

Durante a audiência pública foram discutidos os mais diversos assuntos relacionados a falta de segurança no município, a exemplo do aumento exagerado da criminalidade, falta de iluminação pública, adolescentes conduzindo motos em alta velocidade, dentre tantos outros assuntos pertinentes ao tema abordado.P1050219

P1050256O comandante da 4ª Companhia do 12º Batalhão da Policia Militar, capitão Luis Gonzaga Rebelo, iniciou o seu pronunciamento, falando que está a sete anos a frente da corporação que coordena a mesma com muita seriedade e determinação.

Luis Albuquerque disse que o efetivo da Companhia está muito abaixo do necessário e que é necessário mais policiais.

O comandante falou que além de Esperantina, a Companhia é responsável ainda pela segurança de  cinco municípios da região norte do estado.

A Prefeita Vilma Carvalho Amorim, iniciou o seu pronunciamento afirmando que a boa segurança começa na família e na escola.P1050261

Segundo a petista, a indisciplina na Escola prejudica toda a sociedade.

P1050265O representante do Secretário de Segurança, Fábio Abreu, o Delegado de Policia Civil, Flávio Cristiano Costa Oliveira, ao fazer o seu pronunciamento, parabenizou a iniciativa da Câmara de Vereadores em realizar um evento de suma  importância com o objetivo de  tratar sobre segurança pública no municipio.

O Delegado disse  que a educação escolar e a família são molas mestres para a boa formação do cidadão.

P1050254Já o Delegado Igor da Rocha Gadelha,  iniciou o seu discurso, parabenizando a iniciativa da audiência pública. O Delegado da 13ª Delegacia de Policia Civil do municipio disse que a falta de segurança é devido a falta de políticas públicas.

Segundo o Delegado a boa segurança inicia na própria família.

P1050253O ex-Prefeito da cidade de Morro do Chapéu do Piauí, Lucidio Fortes Rebelo, que também esteve participando da audiência,  cobrou na ocasião, a ausência das autoridades, dentre elas, o Secretário, Fábio Abreu, o Diretor do DETRAN e o próprio Comandante da Policia Militar do estado.

De acordo com o ex-gestor a população de Esperantina e do Morro do Chapéu vivem a muito tempo com falta de segurança.

Lucidio Rebelo chegou a falar que no seu municipio apenas um único policial fica de plantão durante a noite.

P1050258Já o Diretor da Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo, o capitão QOPM, Tomé Soares da Costa Neto, iniciou o seu discurso afirmando que a Penitenciaria de Esperantina está superlotada,

De acordo com o militar, a Penitenciaria que era para abrigar somente 150 detentos, atualmente se encontra com 295 presidiários.

O diretor chegou a afirmar para os presentes que não foi boa ideia a construção da Penitenciaria no municipio de Esperantina.

P1050247O advogado, José Angelo Ramos, começou a sua fala dizendo que Esperantina, não tem nenhum tipo de sinalização e por isso o trânsito não pode ser municipalizado.

Segundo o advogado, a população de Esperantina, está totalmente desassistida no que se refere a falta de segurança pública.

P1050249Quem também esteve participando da audiência foi o pároco da Igreja Matriz da cidade de Esperantina, Padre Evandro Alves, que ao fazer uso da palavra se colocou  a disposição da população em geral.

Evandro Alves disse que vem realizando um trabalho de pastoral da juventude tanto na zona rural como urbana do municipio, com o objetivo de melhor evangelizar.

O Padre aproveitou para informar aos presentes que somente neste ano o prédio da Igreja Matriz foi atacado quatro vezes por vândalos, enquanto o prédio da Igreja da Misericórdia foi atacado outras duas vezes.

O reverendo disse que é a favor da criação de uma guarda municipal no municipio para melhor proteger a população.

P1050252O empresário, Francisco de Assis Machado, que na ocasião esteve representando os comerciantes do municipio, chegou a declarar que Esperantina não tem qualidade no trânsito.

Segundo o empresario as pessoas estacionam os seus veículos de qualquer jeito e com isso acabam atrapalhando o trânsito do centro da cidade.

P1050263Quem também participou da referida audiência, foi o Vereador da cidade de São João do Arraial, Hamilton Lopes. O edil, cobrou mais segurança no seu municipio. De acordo com o nobre parlamentar, as autoridades devem encontrar uma solução imediata com o objetivo de diminuir a violência no transito na rodovia PI 117, que liga Esperantina ao seu municipio.

Segundo o Vereador muitos acidente com vitimas fatais já foram registrados nos ultimos meses.

Um Comentário

  1. essa reunião muito bom muitas opiniões mas a lei e clara basta a policia milita trabalha hoje mesmo com frente a delegacia um carro na contra mão uma viatura de frente nada fés então e só trabalha

  2. Caro amigo edilson é porque para a policia de Esperantina só quem comete infração são os motoqueiros, parece até preconceito porque quem geralmente utiliza moto é a classe mais pobre.
    O que tem de carro roubado, alienado, menor dirigindo, pessoas sem o cinto, carros em péssimas condições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo