GeralSociedade

Autoridades do Poder Judiciário e da OAB discutiram em Esperantina sobre a construção de um novo Fórum para o municipio

jornalesp 907Foi realizada na manhã da última sexta-feira (17/01), no plenário do Fórum Desembarcador Walter Carvalho Miranda, na cidade de Esperantina, uma importante reunião envolvendo os representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e um grupo de advogados que integram a  Ordem dos Advogados seccional do Piauí.

Durante a importante reunião foi abordado vários assuntos, dentre eles, a construção de um novo Fórum para a cidade de Esperantina, bem como também a celeridade nos julgamentos dos mais de 5.700 processos da Comarca.jornalesp 899

jornalesp 900Estiveram participando da reunião representando o Poder Judiciário, os seguintes magistrados: Edvaldo de Sousa Rebouças Neto (Juiz Titular) e Ulisses Gonçalves da Silva Neto (Juiz Auxiliar), bem como também, o representante do Ministério Público Estadual, Dr. Sergio Reis Coelho (Promotor de Justiça), além do atual Presidente da OAB-PI, sub- secção Piripiri, Dr. Paulo Benicio da Silva Junior e ainda os seguintes advogados:

Hamilton Coelho Resende Filho;

Lenna Maria Barbosa de Sousa;

Daniel da Costa Araújjo;

Mussolini Araújo de Carvalho;

José Angelo Ramos Carvalho;

Deusdete Alves de Sousa;

José Arimateia Dantas Lacerda;

João do Bom Jesus Amorim Junior;

Evandro Vieira de Alencar.

jornalesp 909O Presidente da OAB secção de Piripiri, Paulo Benicio, disse que a reunião teve como principal objetivo levantar todos os problemas existentes no Fórum local e a partir desse encontro todos somarem forças com o intuito de mobilizar a sociedade em geral para cobrar das autoridades competentes do estado a construção de um novo Fórum amplo e moderno para o municipio.

Segundo Paulo Benicio, no Fórum atual, não existe  uma estrutura ideal para que os Juizes, Defensores,  Promotores e serventuarios em geral possam exercer as suas funcões com dignidade e apreço.

“Aqui está faltando tudo, este Fórum daqui de Esperantina, já está completamente ultrapassado e a nossa vinda aqui, na qualidade de representante da OAB-PI, tem como objetivo principal,  buscar melhorias e condições de trabalho digno para os Juizes, Promotores, Defensores, Serventuários e a sociedade em geral”.

Paulo Benicio disse que a OAB-PI, será a ponte para que as cobranças da construção de um novo Fórum para a cidade de Esperantina chegue até o Tribunal de Justiça do Estado.

“Não só os magistrados, os nossos advogados, enfim, a sociedade esperantinense merece um Fórum de qualidade”.

jornalesp 922Já o Juiz Auxiliar, Dr. Ulisses Gonçalves Neto, falou que a OAB através dos seus advogados estão se manifestando com o objetivo de melhorar a estrutura do Fórum, uma vez que a cidade cresceu bastante.

“Nós não queremos nada pessoal, pelo contrário, queremos apenas melhorar a estrutura  de trabalho para que possamos melhor atender a população em geral”, disse o magistrado.

O magistrado disse que tem certeza que o TJ-PI, vai se sensibilizar e vai atender o pleito de todos.

jornalesp 912O advogado João do Bom Jesus Amorim Junior, disse que o Tribunal de Justiça do Estado deveria criar  uma Vara Cível somente para tratar  exclusivamente da área penal no municipio.

Segundo o advogado a cidade de Batalha é menor do que Esperantina e tem um Juizado Especial, enquanto,  o municipio de Esperantina, continua com essa grande deficiência.

jornalesp 914Já o advogado José Angelo Ramos, falou que no passado não muito distante através de um pleito seu conseguiu  junto ao TJ-PI, o fornecimento  de alguns materiais de expediente como por exemplo, capas e papeis, em razão de que  os processos novos não estavam andando por falta desse materiais.

José Angelo criticou a demora no julgamento dos processos que atualmente ultrapassam a casa dos cinco mil em tramitação.

“A estrutura do  Poder Judiciário de nossa cidade é completamente precária”, declarou o advogado.

Segundo o advogado recentemente o TJ-PI fez um levantamento em todo o estado e Esperantina ficou em primeiro lugar na distribuição de Ações processuais.

jornalesp 919O advogado Hamilton Resende Filho, disse que na sua opinião o TJ-PI, deveria conseguir um terreno afastado da cidade e construir um prédio para o Fórum amplo, moderno e completamente estruturado.

 Veja a cobertura completa da reunião, abaixo:

[nggallery id=2215]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo