GeralPolíticaSaúde

Assis comemora decisão do governo sobre hospital escola de Parnaíba

O anúncio do governador Wilson Martins de que assinará decreto constituindo uma comissão de transição, composta por técnicos do Governo e da Universidade Federal do Piauí a fim de transferir o Hospital Regional de Parnaíba (HEDA) para a Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi comemorado pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI).

A medida divulgada hoje, 28, é importante para a implantação do curso de Medicina em Parnaíba, que requer a estrutura de um hospital escola para assegurar aulas práticas e estágios para os alunos. E atende à solicitação feita ao governador pelo deputado Assis e o senador Wellington Dias, em outubro deste ano.

Em outubro, o deputado Assis esteve com o então reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz Júnior, para discutir o assunto. No mesmo mês, o deputado enviou ofício ao governador solicitando celebração de convênio entre o HEDA e a UFPI. Depois, conversou pessoalmente com ele, junto com o senador Wellington Dias, quando reforçaram a solicitação. O governador concordou e agora adota as providências necessárias para a cessão da estrutura.

O anúncio de abertura do curso de Medicina foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em dezembro de 2011. E é uma luta antiga do município, liderada pelo prefeito José Hamilton e o prefeito eleito Florentino Neto, que recebeu reforço nos últimos dois anos do deputado Assis Carvalho e do senador Wellington Dias.

Em maio, o reitor da UFPI Luiz Júnior protocolou no MEC ofício conjunto assinado por ele, Wellington Dias e o deputado Assis, reiterando o pedido de recursos para que a Universidade pudesse construir e equipar as instalações para o funcionamento do curso nos campi de Parnaíba e também de Picos. Em seguida, o deputado e o senador estiveram reunidos com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, para reforçar a solicitação. Em junho deste ano, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação do curso com 80 vagas.

     
]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo