CidadesGeral

Assis Carvalho discute com DNOCS solução para a Bacia Leiteira de Parnaíba

O deputado federal Assis Carvalho esteve reunido na tarde da ultima terça –feira, (15), com o superintendente do DNOCS no Piauí (Departamento Nacional de Obras contra as Secas), José Carvalho.

Na pauta, a bacia leiteira no município de Parnaíba. O deputado explanou que 57 produtores de leite possuem vacarias dentro do perímetro urbano de Parnaíba, por isso, estão sendo pressionados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a se retirar. O Ministério Público também já se manifestou favorável à retirada das vacarias e aponta os Tabuleiros Litorâneos como alternativa.

“Hoje seria necessária uma área de 800 hectares para abrigar todos os produtores”, explica Assis Carvalho.

José Carvalho afirma que existe uma área de 900 hectares de terra disponível dentro da segunda etapa do projeto, destinada ao setor empresarial, que pode ser disponibilizada para a pecuária leiteira.

“Na primeira etapa não existe área disponível, no entanto, temos essa extensão de terra que pode ser utilizada pelos produtores de leite de forma imediata”.

O canal da segunda etapa está concluído, mas o acesso à área irrigada, como explica o superintendente do DNOCS, se dá apenas por meio de licitação.

“Podemos lançar um edital específico para a atividade leiteira. Depois disso, os interessados que se adequarem aos requisitos da licitação poderão ocupar área de forma imediata”, explicou José Carvalho.

Assis Carvalho tem acompanhado de perto esta questão e quarta-feira, 16, se reuniu com o diretor geral do DNOCS, Emerson Fernandes, em Fortaleza (CE), para tratar sobre esse assunto.

Saiba mais sobre a luta para viabilizar a Bacia Leiteira de Parnaíba

Em 28/03/12 – Assis Carvalho solicitou ao DNOCS área para implantação da Vila do Leite em Parnaíba no perímetro irrigado dos Tabuleiros Litorâneos, no norte do Piauí. A implantação da Vila do Leite resolve o problema de cerca de 80 famílias que estão no entorno da área urbana de Parnaíba com uma atividade que não deve ser realizada em área urbana.

O DNOCS mostrou interesse pelo projeto desde que a atividade da pecuária em área irrigada esteja integrada à cadeia produtiva do projeto.

A Prefeitura de Parnaíba já elaborou o projeto, que será discutido amanhã com o diretor geral do DNOCS, Emerson Fernandes; o deputado Assis Carvalho e o prefeito de Parnaíba Florentino Neto.

Fonte: Piauí Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo