EducaçãoGeral

Alunos da Escola Municipal Maria das Graças Rodrigues Coelho são premiados na XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 26 de outubro na Escola Municipal Maria das Graças Rodrigues Coelho na cidade de Esperantina, premiou alunos e professores que participaram da XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2012.

Além de certificados para todos os alunos e professores, dois alunos da escola foram premiados com medalha de bronze por ter conseguido melhor desempenho em suas provas, realizadas no mês de maio deste ano. Os medalhistas foram Francisco de Assis da Silva Dias, residente na comunidade Mirante, zona rural de Esperantina e Mylena Suely Araújo Lima, residente no Conjunto Palestina. Os dois jovens são alunos do 8° ano e estavam acompanhados de suas respectivas mães no momento da premiação.

O educador Aldenir Brito que é professor de ciências dos dois alunos medalhistas, além de ser agraciado com o certificado foi homenageado com um livro contendo todas as informações sobre a OBA.

O Diretor da Escola José Marques, explicou que nesta edição a escola inscreveu 362 alunos do 6º ao 9º ano na Olimpíada.

“A prova foi realizada em maio e continha 10 questões sobre astronomia, astronáutica e energia elétrica”, comentou José Marques.

Ele enfatizou ainda que a disputa ajudou a despertar o interesse dos alunos por questões da atualidade como o consumo de energia, por exemplo.

“Os alunos se dedicaram bastante, em virtude da premiação e porque os temas abordados estavam relacionados a questões do dia a dia deles” falou o mesmo.

“O resultado foi excelente e gratificante e quero aqui parabenizar a todos os participantes em nome da Secretaria Municipal de Educação”, disse a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Professora Elissandra Pontes que representou a Secretária Célia Ibiapina na solenidade de premiação.

 “Esperantina novamente foi destaque na área educação, desta vez com a Escola Municipal Maria das Graças que a cada ano além de conseguir melhorar e atingir a nota no IDEB, agora também é medalhista nas Olimpíadas de astronomia”, disse a professora Elissandra.

É importante lembrar que todos os estudantes de várias escolas municipais de Esperantina que participaram da XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) receberam certificados.

O evento é organizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Essa edição da Olimpíada contou com a participação de 785.191 alunos, de 8.968 instituições de ensino público e particular de todo o Brasil. Durante dois meses, 63.925 professores das escolas inscritas na Olimpíada pesquisaram e ensinaram aos alunos questões sobre astronomia, astronáutica e energia elétrica.

As provas foram elaboradas por uma comissão de Astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira que trabalham na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e enviada pelos Correios para cada instituição de ensino.

Por Carlos Araújo – SME

 ]]>

Um Comentário

  1. Quero parabenizar mais uma vez a Mylena e ao Francisco de Assis, pelo desempenho na XV OBA – 2012. Alerto tambem para todos os alunos da rede pública que todos são capazes basta acreditar. E só lembrando que os alunos da Escola Municipal Maria das Graças, sempre estão presentes quando o quesito é APRENDIZADO; graças aos nossos professores, funcionários, coordenadora e a grande vontade, que tenho para que nossos alunos consigam de fato, os seus objetivos.
    obrigado
    José Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo