Um atraso na entrega de vacinas contra gripe adiou o início da campanha, previsto para a última terça-feira (22) em todo o país, em Esperantina. De acordo com o Coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Misaki Lira, houve um atraso na entrega das vacinas por parte dos fornecedores.
A expectativa é de que o serviço comece a ser prestado em Esperantina nesta sexta-feira (25/04). Já o dia “D” deverá ser realizado no sábado, dia 26, em vários pontos estratégicos da cidade.
A meta é imunizar 80% do público alvo – crianças que tenham entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, presidiários, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde e indígenas. Para receber a dose, é necessário levar o cartão de vacinação ao posto de saúde.
No ano passado, o público infantil incluído na campanha tinha idade de seis meses a 2 anos — houve ampliação, portanto. Segundo o ministério, pessoas com doenças crônicas e “condições clínicas especiais” também devem se vacinar.
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano – A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.
Ascom Saúde