O Hospital Julio Hartman, localizado no município de Esperantina, foi um dos contemplados por meio de um convênio feito entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura Municipal de Teresina, mediado pelo Ministério Público Estadual.
De acordo com o Diretor do Hospital, Dr. Fabiano Ribeiro Soares, esse convênio determina que os hospitais regionais do interior do estado deverão assumir algumas funções, e que dentre esses hospitais, o de Esperantina foi incluído para que possa desenvolver algumas cirurgias ortopédicas de pequena e média complexidade que antes era feito somente na capital piauiense (Teresina).
O Diretor explicou que os serviços de cirurgias ortopédicas deverão estar funcionando dentro do prazo máximo de trinta dias e que serão realizadas quinzenalmente pelo médico ortopedista, Dr. Almir Filho, o popular Bi.
Fabiano disse ainda, que o Hospital já dispõe de toda estrutura física, como: Centro Cirúrgicos e Salas Pós-Operatório e que estão faltando apenas alguns equipamentos para a realização desses procedimentos.
Para o Diretor, a oferta do serviço representa um grande avanço para a população de Esperantina e região que receberão um atendimento mais próximo de sua casa.
“Com este serviço nós teremos maior resolutividade, diminuindo os custos com deslocamento para a capital. O serviço vai ajudar também a desafogar o HUT de Teresina”, declarou o Diretor.
Com informações do Portal Rio Longá