O Instituto Nacional de Câncer – INCA, estima que quase cinco mil novos casos de câncer devam ser registrados no Piauí, em 2012. Em todo o país, a previsão é ter 520 mil novos casos. No Estado, o órgão calcula que 53% dos casos atinjam mulheres, enquanto que 47% dos homens devem ser acometidas por neoplasias. Neste sábado, dia 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer.
Os dados foram divulgados essa semana pelo INCA e fazem parte da publicação Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Brasil. As maiores incidências, no Piauí, devem ser o câncer de pele, com mais de dois mil novos casos; próstata (710) – entre homens -, mama (410) e colo do útero, que pode atingir 380 mulheres. Mas, independente do sexo, o câncer de pele encabeça o ranking de novos casos de neoplasias no Estado 2012.
E no Piauí, por conta do sol excessivo, a preocupação é maior. A incidência da doença aumenta em pessoas de pele e olhos claros, que se expõem frequente e prolongadamente ao sol. Mas, o câncer de pele, tipo mais comum em pessoas com mais de 40 anos e que, segundo o Inca, atingirá 134.170 brasileiros em 2012, pode ocorrer em qualquer pessoa que se expõe excessivamente aos raios solares em horários impróprios (entre 10h e 16h) ou que tenham histórico da doença na família.
O câncer de pele responde por 25% do total de tumores malignos detectados no país e seus tipos mais frequentes são carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, este último o mais raro e também o mais maligno, por ter capacidade de se espalhar. O melanoma pode ocorrer sobre uma pinta já existente ou surgir sobre a pele normal.
Fonte: Portal Az