O Vereador Hyran Ferreira de Aguiar (PTB) tomou posse na noite da última sexta-feira (3) como o novo Prefeito da cidade de Luzilândia, localizada a 234 quilômetros ao norte da capital piauiense. Presidente da Câmara, ele comandará o município até a definição sobre nova eleição no município, que deve ocorrer nas próximas semanas, após confirmada a cassação da Prefeita Janaínna Marques (PTB), retirada do cargo após decisão do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
Cumprindo o segundo mandato, Janaínna Marques já havia sido antes Prefeita de Joca Marques. A situação já foi apelidada de “Prefeito Itinerante” e provocou a cassação de vários Prefeitos pelo Brasil, entre eles Joãozinho Félix (PPS), de Campo Maior.
No final de abril, o TSE confirmou a decisão para Luzilândia. O acórdão foi publicado e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí – TER-PI, comunicado do fato.
Os advogados de Janaínna Marques ainda podem tentar recorrer ao Supremo Tribunal Federal – STF -, que não tem interferido na questão. Eles tentarão manter a ex-Prefeita no cargo.
A ex-Prefeita Janaina marques não foi encontrada para falar sobre esse caso.
Há entendimento entre os Vereadores que a eleição suplementar para escolher o novo Prefeito deve ser indireta, ou seja, entre os parlamentares.
Fonte: Cidade Verde]]>