O Deputado Federal Assis Carvalho do PT, esteve reunido na última quarta-feira (01), em Brasília, com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco. Na pauta, a criação das seis unidades do IFPI para o Piauí. O parlamentar pediu uma atenção especial para o semiárido piauiense e propôs a criação de mais dois núcleos, Esperantina e Pio IX, como forma de fixar o jovem do interior no estado.
Assis argumentou que Pio IX é um município produtor de cimento, mármore e caju, no entanto, tem muita carência de mão de obra especializada.
O Secretário do MEC informou que as cidades de Campo Maior, Canto do Buriti, Cocal e Valença do Piauí já constam do próximo projeto de expansão do ministério e que “vai olhar com carinho” para o pleito das outras duas unidades.
O reitor do IFPI, Francisco Santana, já havia solicitado para a implantação do Plano de Expansão III,a construção de quatro novas unidades que foram autorizadas pelo MEC.
O Deputado considerou muito proveitosa a reunião que atende a expectativa do Piauí, mas argumentou que “se o MEC não priorizar a região nordeste para a fixação dos jovens em suas cidades de origem, estará contribuindo para a criação dos problemas nos bolsões das grandes metrópoles como São Paulo”.
Eliezer Pacheco ainda informou que as cidades de Floriano e Bom Jesus – além de Teresina -, possuem unidades de IFPI vinculados à Universidade Federal do Piauí.
]]>